Publicações

Publicações

 

CRIOLA desde a fundação tem, entre seus objetivos, o fortalecimento e instrumentalização de mulheres, adolescentes e meninas negras para a reivindicação e exercício pleno de seus direitos. Desde o início, teve-se a preocupação de organizar uma linha de publicações através das quais pudesse possibilitar às mulheres negras o acesso à reflexão de temas de seu interesse.

As principais publicações de Criola são:

Manual de Ação Política
Mulheres negras e ação política:

participação democrática nos processos de desenvolvimento, garantia de direitos e efetividade de políticas públicas.

Versão em PDF (1,81 Mb)

 

Cadernos Criola – Relatório de Monitoramento e Avaliação das Ações Desenvolvidas por Mulheres Negras no Âmbito do Projeto Iyà Àgbá
Rede de Articulação de Mulheres Negras Frente à Violência

Versão em PDF (1,77 Mb)

Cadernos Criola – Impacto da Violência na Vida das Mulheres Negras Junto às Comunidades das Religiões Afro-brasileiras

Versão em PDF (3,11 Mb)

 

Cadernos Criola – Saúde da Mulher Negra:

A série de publicações denominadas Cadernos Criola visa, principalmente disseminar informações e conhecimentos em diversos campos, voltados para a melhoria das condições de vida das mulheres negras e da população negra como um todo. Esta série vem juntar-se a várias iniciativas de Criola de produzir publicações diversificadas, baseadas na interpretação e disseminação de conhecimentos em linguagem acessível para o grande público – em especial as mulheres e profissionais de saúde – visando contribuir com instrumentos de mobilização, reflexão e apoio às diversas ações necessárias à transformação social.


Mulheres Negras. Um olhar sobreas lutas sociais e as políticas públicas no Brasil.
Organizado por Jurema Werneck

.

O livro disponibilizado em versão completa no site, conta com artigos de Lucia Xavier, Nilma Bentes, Maria Aparecida de Assis Patroclo, Julia Zanetti, Monica Sacramento, Ferananda Lopes e a própria Jurema Werneck refletem sobre o esse importante tema com diferentes enfoques.

Versão em PDF (1,55 Mb)

Participação e Controle Social para
Eqüidade em Saúde da População Negra.


Manual do Projeto Participação e controle social da População Negra em saúde com o objetivo de ampliar a participação de negros nos processos de desenvolvimento de políticas públicas para a saúde da população negra.


Versão em PDF (3,67 Mb) 


Políticas públicas para as mulheres negras

Versão em PDF (1,79 Mb)


Saúde da População Negra

Versão em PDF (1,84 Mb)


Políticas públicas contra o Racismo

Versão em PDF (2,26 Mb)

Tambor de CRIOLA
Uma das primeiras publicações foi o boletim Tambor de Criola, criado em 1992. O boletim era editado duas vezes no ano, com uma tiragem de 2000 exemplares.


Boletim Toques

Voltado para a disseminação de informações de saúde para mulheres e adolescentes negras, principalmente no que se refere à prevenção de dst/aids. Inicialmente, o boletim foi editado artesanalmente, através de xerox, com tiragem de no mínimo 500 exemplares. A partir de 1997, a publicação passou a receber finaciamento do Ministério da Saúde, aumentando a tiragem para 2000 mil exemplares. Atualmente, o boletim tem uma tiragem de 5000 exemplares, com um periodicidade bimestral, é financiado pela Public Welfare Foudation. O formato atual do boletim é fruto de um monitoramento iniciado em 1997 através do qual as mulheres opinavam sobre sua organização.Veja os boletins:

2010
O orçamento público e você (375Kb) 

2009
IIº Plano Nacional de Políticas para Mulheres (548Kb)
Racismo (1.05 Kb)
Violência contra mulheres (466 Kb)  

2005
Domésticas (4.864 Kb)
Marcha Zumbi (4.192 Kb)
Violência (796 kb)

2004
SUS (1.183 Kb)
Tanta Raça (5.794 Kb)

2003
Abolição (3.232 Kb)
Aborto (880 Kb)
Mortalidade (3.965 Kb)

2002
Aids
(343 Kb)
Câncer de Mama (994 Kb)
Diabetes (892 Kb)
Esperança (1.907 Kb)
Anemia Falciforme (2.197Kb)
Gravidez (1.327 Kb)

Saúde de Jovens (574 Kb)

2001
Violência (510Kb)


Cartilha Toques – Adolescentes
Elaborada como um subsídio ao trabalho de prevenção de dst/ aids entre adolescentes negras, é um conjunto de 4 cartilhas com informações e técnicas de trabalho em prevenção de dst/aids.


Cartilha Toques – Mulheres
Material voltado para subsidiar o trabalho de prevenção de dst/aids entre mulheres, esta cartilha trata de técnicas de trabalho em grupo, informações sobre hiv/aids, gênero e raça e serviços de apoio.


Oro Obinrin/ Palavra de Mulher

Lançado em 20 de Novembro de 1998, este livro é o resultado do Lélia González. -I Prêmio Literário e Ensaístico sobre a Condição Feminina Negra. Seu objetivo: Tornar visível a produção literária e ensaística das mulheres negras; valorizar a literatura em que a mulher negra seja sujeito e objeto de sua própria escritura. O livro conta com a participação de oito escritoras de vários estados do país.

 

 

O Livro da Saúde das Mulheres Negras:
Nossos Passos vem de Longe
Este livro é fruto de uma parceria entre CRIOLA, Global Exchange e Pallas Editora. A publicação contém artigos, entrevistas, poesias, depoimentos e outras peças produzidas por e sobre mulheres negras. Participaram deste livro quarenta autoras brasileiras e norte-americanas.Todos os textos são ligados ao tema da saúde, um verdadeiro convite para a reflexão do papel da mulher negra no campo do pensar e agir em saúde.


Boletim Entre Nós
Voltado para o público específico de mulheres negras lésbicas, é editado e distribuído artesanalmente, contendo as histórias de Over e dicas de direitos, de forma pessoal mão à mão. Sua tiragem inicial é de 100 exemplares, distribuídos nas atividades de Criola, em bares ou outras atividades voltadas para este público.


Boletim Outros Toques
Voltada para as adolescentes negras. Visa oferecer informações sobre o que está acontecendo em Criola e outras atividades de interesse das adolescentes negras integradas ao cadastro de CRIOLA.


Toques de Saúde
A cartilha Toques de Saúde foi produzida em 2003, com apoio da ICCO (Interchurch Organization for Development Co-Operationa), como parte do trabalho informativo e educativo em saúde e prevenção às dst´s/aids, desenvolvido pelo Projeto Jovens na Prevenção da Rede AIDSINFORMAÇÃO CRIOLA. Nesse material, direcionado para adolescentes, foram disponibilizadas informações sobre diversos temas relacionados à saúde do adolescente.

Desigualdade Racial em Números 1 e 2
Produzido em 2003, com apoio da Fundação Heinrich Boll, essa coletânea reúne indicadores das desigualdades raciais e de gênero no Brasil. A Coletânea foi elaborada com intenção de servir de subsídio para inserção da luta anti-racista nas ações de organizações públicas e privadas, agências de cooperação, gestores de políticas etc. Foi lançada em junho de 2003, durante o seminário “Alternativas para a Superação das Desigualdades Raciais.