Equipe

A Equipe de Criola

DIREÇÃO
Beatriz Moreira Costa
Mãe Beata de Iyemoja é Iyalorixá do Ile Omi Oju Aro e escritora.
Presidenta de Honra

Thereza Antônio de Castro
Thereza Antônio de Castro é trabalhadora doméstica e mãe de Luana de Castro.
Diretora Executiva

Guaraciara  Mathilde Werneck Maria
Guaraciara Mathilde Werneck Maria é técnica de enfermagem e mãe de Iago Werneck.
Diretora Executiva

 

COORDENAÇÃO TÉCNICA :

Lucia Xavier

Lúcia Xavier
Assistente social, formada pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Vice-Presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Participou do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial representando a Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras/AMNB), da qual foi secretária-executiva. Recebeu a Medalha do Reconhecimento Chiquinha Gonzaga conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atua nos temas: raça, gênero, direitos humanos, políticas públicas, saúde da mulher negra e antirracismo.

luciaxavier@criola.org.br

 

Jurema Werneck

Jurema Werneck
Médica, mestre em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia, UFRJ (2000) e doutorada em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ (2007). Nasceu no Morro dos Cabritos em Copacabana, Rio de Janeiro. Recebeu da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro o título de Cidadã Benemérita do Estado do Rio de Janeiro. Integra o Board of Directors de Global Fund for Women. Tem artigos e livros publicados sobre população negra, cultura negra, situação das mulheres negras, feminismo; racismo; saúde das mulheres negras, direitos sexuais e reprodutivos; políticas públicas para equidade de gênero e raça; saúde da população negra, bioética e direitos humanos.

juremawerneck@criola.org.br | Twitter:@juremawerneck

 

José Marmo da Silva
É dentista, formado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador da Rede Nacional de Religiões Afrobrasileiras e Saúde. É ogã no Candomblé e foi coordenador do Projeto Odô Iyá, uma das primeiras iniciativas sobre AIDS e população negra no Brasil. Atua nos temas: saúde da população negra, prevenção ao HIV/Aids, saúde nos terreiros, políticas públicas, religiosidade de matriz africana e antirracismo.

semireligafro2007@yahoo.com.br

 

 

LOR - Headshot 2Luciane O. Rocha
Antropóloga, tem graduação em Ciências Sociais pela UFRJ, mestrado e doutorado em Antropologia Social e Diáspora Africana pela University of Texas at Austin com especialização em estudos de gênero e da mulher. Moradora da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Atua nos temas: violência urbana e maternidade negra, racismo e antirracismo, diáspora africana, e pesquisa ativista.

lucianeorocha@criola.org.br

 

 

luciene Rocha

Maria Aparecida de Assis Patroclo
Médica, especialista em Epidemiologia e Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Tem formação em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Epidemiologia; avaliação de programas e serviços; organização de serviços; tuberculose, hanseníase, aids, vigilância epidemiológica. Já recebeu várias premiações em congressos nacionais e internacionais. Participou de vários movimentos em prol da melhoria das condições de saúde da população e das condições de trabalho e salário dos profissionais de saúde, e como conselheira distrital de saúde da AP 3.1, representando o segmento dos trabalhadores. Atualmente é professora Adjunta de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina e Cirurgia da UNIRIO/RJ.

ma.patroclo@uol.com.br

                                        

 


Sônia Beatriz fotoSonia Beatriz dos Santos

Pós-doutora em Raça, Gênero e Política Pública pelo Hubert H. Humphrey Institute of Public Affairs, University of Minnesota (2008-2009). É PhD. em Antropologia pela University of Texas at Austin (2008); Mestre em Sociologia com concentração em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000); Pós-Graduação Lato Senso em Educação a Distância pelo SENAC-RJ (2012). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Integrante do Colegiado de Docentes e Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Relações Etnicorraciais, CEFET/RJ. Trabalha com os temas: Movimento de Mulheres e Feminismo (foco em mulheres negras); Saúde da Mulher Negra e População Negra; Desigualdades Raciais e de Gênero (foco em mulheres); Família Negra.

soniabsantos@yahoo.com.br

                                              

Luceni 2015Lucení Ferreira
Administradora e técnica em contabilidade. Nasceu em Minas Gerais e atua em Criola como Auxiliar Administrativa.

luceni@criola.org.br