Biblioteca Gésia de Oliveira

Biblioteca Gésia de Oliveira

 

A Biblioteca Gésia de Oliveira encontra-se em fase de reorganização, mas está aberta para o público em geral. Atualmente está organizada por seções de livros, revistas, dissertações, teses, cartazes, folders, etc., facilitando o acesso das pessoas as publicações. Possui também um acervo de vídeo e fotos.

O acervo da Biblioteca já vem sendo acessado por estudantes de escolas públicas, pesquisadores, universitários e por várias organizações. Criola vem colocando parte desse acervo no site democratizando dessa forma o acesso as informações.

O acervo pode ser consultado, e para isso entre em contato com Criola através do telefone (21) 2518-6194 ou por e-mail: criola@criola.org.br.

Os artigos aqui disponibilizados para download compõem um apanhado que registra parte do conhecimento e reflexão produzidos sobre (e pelas) mulheres negras na contemporaneidade.

E-book Marcha das Mulheres Negras – 2015
Articulação de Organizações de Mulheres Negras do Brasil. Outubro de 2016.

Racismo institucional e saúde da população negra
WERNECK, Jurema. In.: Saúde Soc. São Paulo, v.25, n.3, p.535-549, 2016.

Reduzir preconceito de gênero não é tarefa fácil para Dilma
Por Marcelo Semer. Janeiro de 2011

Por um Estado que proteja as crianças negras do apedrejamento moral no cotidiano escolar
Carta aberta ao presidente em referêcia ao dia da consciência Negra, da Doutora em Educação e ativista Eliane Cavalleiro.

Política LGBT no censo
O artigo faz uma pequena análise da nova metodologia do censo, considerando parcerias de um mesmo sexo no mesmo domicílio e o avanço e reflexões sobre a metodologia e os resultados do censo nessa questão. (Agosto de 2010).

Declaração do Forum de Organizações Feministas à 11ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe – CEPAL. Julho de 2010.

Undécima Conferencia Regional sobre la Mujer de América Latina y el Caribe:“¿Qué Estado para que Igualdad?Julho de 2010.

Carta abierta: reflexiones de Jóvenes feministas en la Cepal
Julho de 2010.

As mulheres Negras e a violência no RJ
Julho de 2010.

Alisando nossos cabelos
Por bell hooks,
no site da Criola em Julho de 2010

Discurso da cantora Leci Brandão
Discurso na abertura da 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. (junho-julho de 2005)

Lembrando Lélia Gonzalez
Texto de Néia Daniel, apresentado por Hilton Cobra no Teatro Carlos Gomes,no Rio de Janeiro, sobre a importante amazona negra Lélia Gonzalez.

Novos marcos para as relações étnico/raciais no Brasil: Uma responsabilidade coletiva
A historiadora Wania Sant´Anna propõe reflexão sobre o ideal da democracia racial brasileira e apresenta sugestões para a superação das desigualdades raciais e combate à pobreza e exclusão social.

Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativo ao gênero
O professor membro da Universidade da Califórnia, Kimberlé Crenshaw, propõe através deste texto, um modelo provisório para a identificação das várias formas de subordinação que refletem os efeitos interativos das discriminações de raça e de gênero.

BIOPOLÍTICA:

Abaixo forma reunidos alguns artigos, livros, etc. que possam contribuir para uma reflexão e um debate mais profundo acerca da biopolítica, tais como:

Laymert Garcia dos Santos discute a ameaça das tecnociências e alerta sobre a necessidade de politizar as tecnologias.
Entrevista do pesquisador para a REVISTA TRÒPICO (UOL), em julho de, 2006

Um Mundo Patentado? La privatización de la vida y del conocimiento
Livro de: Augusten, Frank et al., Córdoba, Fundación Via Libre, 2005