Atuação

Saúde

Nossa atuação volta-se para o desenvolvimento de estudos e pesquisas, de atividades de formação e qualificação de ativistas, profissionais, trabalhadoras e trabalhadores da área da saúde e de ações de mobilização em defesa do direito à saúde das mulheres negras e da população negra.

Saúde da mulher negra, direitos sexuais e direitos reprodutivos, prevenção da HIV/AIDS, promoção de saúde e práticas tradicionais afro-brasileira de saúde estão entre os temas abordados.

 

Mobilização

Buscamos reunir pessoas, ativistas ou não, para a ação pública torno de pautas de interesse das mulheres negras, da população negra e da democracia.

 

Arte Criola

Buscamos apoiar e divulgar o empreendedorismo das mulheres negras, especialmente as artesãs, e sua participação em diferentes espaços de intercâmbio, aprendizagem e comercialização de produtos com a marca da cultura afro-brasileira.

 

Memória e reconhecimento

Buscamos reconhecer e visibilizar a importância das mulheres negras para as mudanças sociais e melhoria da qualidade de vida da população negra.

 

Biblioteca Gésia de Oliveira

Reunir e disponibilizar um amplo acervo de livros, revistas, folhetos, cartazes, filmes e fotografias sobre mulheres negras, racismo, população nega, cultura e religiosidade afro-brasileira é um modo de Criola homenagear a fundadora de Criola e professora Gésia de Oliveira

Gésia de Oliveira foi cientista social, ekédi do Ilê de Omulu e Oxum e professora. Foi pioneira na mobilização de líderes e adeptos religiosos de matriz africana no Rio de Janeiro e no Brasil e organizou uma série de encontros e atividades que marcaram a trajetória de participação política desse segmento.

 

Educação

Oferecemos espaços de reflexão e educação formal e informal, voltando-se para conteúdos e metodologias originados na tradição e cultura afro-brasileiras e também na perspectiva ocidental, com destaque ao protagonismo das mulheres negras.

Cursos, oficinas, seminários e outros são organizados e oferecidos por Criola, em parceria com organizações de mulheres negras, instituições de ensino e organizações da sociedade civil. Oferecendo também bolsas de estudo no Brasil e no exterior.