02/08/2018

Evento gratuito discute os desafios para a articulação de ativistas negras

Nesta sexta-feira, dia 3 de agosto, a Criola recebe em sua sede, a Professora Doutora Faye Harrison, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaig (EUA) para discutir e trocar experiências acerca dos desafios contemporâneos para a articulação de ativistas negras, a produção de conhecimentos e a disputa de narrativas, considerando os diferentes espaços e formatos organizativos de incidência política.

O encontro acontece no âmbito do Conversatório Criola: por e para mulheres negras. Construído em parceria com o Grupo de Estudos sobre Relações Raciais no Brasil – LECC /ECO/UFRJ, foi pensado para trazer à tona experiências e estratégias coletivas que se constituam como atos de resistência, em um cenário radicalmente, desfavorável à garantia dos direitos das mulheres negras.

Faye V. Harrison é professora de Estudos Afro-Americanos e Antropologia, afiliada ao Programa sobre Mulheres e Gênero nas Perspectivas Globais e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Illinois em Urbana-Champaig (EUA). É antropóloga sociocultural especializada no estudo das desigualdades sociais, direitos humanos e intersecções de raça, gênero, classe e pertencimento (trans) nacional (ou não pertencente). Ela também contribuiu para a história e política da antropologia e dos estudos da Diáspora Afro-Americana / Africana. Alguns de seus escritos recentes tratam de divisões domésticas e internacionais de trabalho intelectual e realizam diversos atos de trabalho teórico sobre estágios “ex-centrados”.

Serviço
Data: 03/08 – 6ª feira | Inscrições no local
Horário: de 18h às 21h.
Local: Criola – Avenida Presidente Vargas, 482, sobreloja 203, Centro – RJ

0