Seja bem-vinda!

Esta iniciativa tem como objetivo reunir e disponibilizar diferentes experiências de ensino e aprendizagem em temas de interesse das mulheres negras e do antirracismo patriarcal. Oferecemos oficinas, cursos livres, treinamentos dirigidos a ativistas, profissionais e gestores de políticas públicas; pós-graduações e pesquisas (em parceria com universidades nacionais e internacionais), bolsas de estudo no país e no exterior, além de publicações diversas - livros, guias, boletins, artigos, dissertações e teses, também disponíveis de forma gratuita para o público geral e para mulheres negras em particular.

                                                                                                                                                                                          Bons estudos!

Saltar cursos disponíveis

Cursos disponíveis

Course Image Mulheres Negras e ciberativismo

WEBinário Mulheres Negras e ciberativismo tem o objetivo de fomentar a construção de uma rede nacional de mulheres negras ciberativistas em defesa da vida e dos direitos das mulheres negras. Além de pensar estratégias sobre o uso de ferramentas online para o fortalecimento de ações em defesa dos direitos humanos das mulheres negras.


Course Image Uso de ferramentas online para produção de conteúdo digital

O curso reúne 18 vídeoaulas distribuídas em cinco blocos, com o objetivo de mostrar as funcionalidades de algumas ferramentas online para produção de conteúdo digital. Assim CRIOLA espera colaborar para o fortalecimento das atividades realizadas por ativistas e lideranças comunitárias durante a realização de suas práticas para transformação social em prol da defesa de seus direitos humanos. Além de contribuir para o uso de ferramentas online, capazes de colaborar com o desenvolvimento da prática de ciberativismo. 


Course Image Mulheres Negras: ensinando e aprendendo

Mulheres Negras: ensinando e aprendendo é uma série audiovisual com temáticas relacionadas ao universo das mulheres negras brasileiras. O objetivo é promover o pensamento de mulheres que lidam em diferentes áreas, sejam elas atuantes a partir do trabalho doméstico, como mães, como donas de casas, pesquisadoras, médicas, administradoras, pedagogas, ativistas, advogadas, religiosas, jornalistas, fotógrafas, assistentes sociais, etc., para que  possam visibilizar o protagonismo das mulheres negras dentro da sociedade brasileira. 

A primeira temporada dessa série, que é divida em quatro blocos (Cultura, Movimentos Sociais e MobilizaçãoPolítica,Religiosidade e Sexualidade e Identidade Trans), compartilha o pensamento de oito mulheres, são elas: Anazir Maria de Oliveira / Dona Zica: ativista pelos direitos das trabalhadoras domésticas; Alessandra Ramos: ativista pelos direitos humanos de pessoas Trans; Helena Theodoro: Filósofa e Pós-Doutoranda em História/IFCS-UFRJ; Jéssica de Castro: estudante; Iyalorisà Torody/ Olídia Maria SilvaIyalorisà Márcia D'Ávila D'OxumMaria da Fé Viana / Dona Fezinha:teóloga Metodista; Marilene de Oliveira/ Iyá Marilene de Oxóssi

Course Image Biblioteca Digital

Acessem a Biblioteca Virtual Gesia de Oliveira.

Course Image EM BREVE: Alyne - Em defesa das Mulheres Negras

Em breve lançaremos um kit instrucional como material de apoio à mobilização social em defesa dos direitos das mulheres negras. Assim o curso Alyne - Em Defesa das Mulheres Negras tem por objetivo contribuir para a garantia dos direitos humanos, dos sexuais, dos direitos reprodutivos, do direito à saúde de meninas, jovens e mulheres negras,  e para o enfrentamento ao racismo institucional através da mobilização e ação por meio da Plataforma Online Alyne - Em Defesa das Mulheres Negras, com funcionalidades capazes de estimular e apoiar a mobilização social para a prevenção e redução dos riscos potenciais ou reais de violação desses direitos; para advocacy de ações, estratégias e políticas para o monitoramento de ações estratégicas e políticas públicas.