19/05/2017

Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Mulheres Negras na História tem como objetivos: organizar e disponibilizar o acervo bibliográfico e iconográfico da Biblioteca Gésia de Oliveira; realizar encontros de produção de conhecimento e reflexão sobre temas sobre as mulheres negras e a cultura afro-brasileira, editar e distribuir dois livros “Negras na História” de biografias de mulheres negras do Rio de Janeiro, publicar revista com informações sobre temas relacionadas a mulher negra e a cultura afrobrasileira.

Em 2016, o ponto de cultura lançou a primeira temporada da série “Mulheres Negras: ensinando e aprendendo”. Trata-se de uma série audiovisual com temáticas relacionadas ao universo das mulheres negras brasileiras com objetivo de promover o pensamento de mulheres que lidam em diferentes áreas, visibilizando o protagonismo das mulheres negras dentro da sociedade brasileira. A série está disponível em http://67.205.176.220/multiversidade/.

Durante o evento de lançamento, por sugestão das participantes, foi realizada outra reunião para a construção de sugestões para a segunda temporada da série. O relatório com as propostas de temas e fontes está em anexo.

Ainda sobre o Ponto de Cultura Mulheres Negras na História, no primeiro semestre de 2017, haverá o lançamento do segundo livro de biografias de mulheres negras do Rio de Janeiro. Haverá também a organização e disponibilização do acervo digital da biblioteca digital Gésia de Oliveira, amplamente enriquecida com livros e produtos audiovisuais que registram parte do conhecimento e reflexão produzidos sobre (e pelas) mulheres negras na contemporaneidade.