05/03/2018

Por que 8 de março das mulheres negras?

“Sou negra e mulher. Isso não significa que eu sou a mulata gostosa, a doméstica escrava ou a mãe preta de bom coração. Escreve isso aí, esse é o meu recado para a mulher preta brasileira.” Lélia Gonzalez

Porque precisamos dar protagonismo às lutas históricas das mulheres negras que combatem, diariamente, o racismo, o sexismo, a lesbofobia e a transfobia, além de incluir na agenda discussões como a qualidade da saúde pública, os direitos reprodutivos e intolerância religiosa. Quando pensamos no simbólico 8 de março, Dia Internacional da Mulher, entendemos que não existe um feminismo possível sem a compreensão dessas perspectivas.

Participe do nosso Tuitaço com hashtag #8demarçodasmulheresnegras. Vamos dar o nosso recado para a mulher preta do Brasil e do mundo. Contaremos um pouco sobre a trajetória da ONG Criola, revelaremos números e dados que afetam especialmente mulheres e jovens negros no país, contribuiremos com referências culturais e de ativismo para fortalecer nossa agenda e, especialmente, queremos conhecer suas histórias. Vamos seguir juntas na luta e na resistência!

Clique aqui e siga a Criola no Twitter

0