01/06/2017

REDE DE CIBERATIVISTAS NEGRAS

Em janeiro de 2017, ativistas negras de todas as regiões do País, fundaram a Rede Nacional de Ciberativistas em Defesa das Mulheres Negras, que atua em defesa dos direitos das mulheres negras, buscando desencadear ações rápidas, através do ciberativismo, bem como potencializar estratégias de comunicação desenvolvidas por mulheres negras que contestem narrativas racistas e sexistas no âmbito online e offline.

O objetivo é visibilizar denúncias de violação dos direitos, estimulando a geração de respostas à vulnerabilidade das mulheres negras no Brasil, de modo que essas ações resultem em mudanças nas políticas públicas que afetam a vida das mulheres negras e intensifiquem os processos participativos.

A rede tem representação em todas as regiões brasileiras, através de grupos, coletivos e representantes individuais que desenvolvem ações, projetos, estudos e pesquisas sobre temas relacionados com a vida das mulheres negras, sempre na perspectiva da defesa, proteção e promoção dos direitos humanos.

Essa iniciativa foi promovida por CRIOLA em parceria com OXFAM Brasil, como parte do projeto “Mulheres negras fortalecidas na luta contra o racismo e sexismo”,

Para conhecer, participar e saber mais sobre a Rede acesse: www.criola.org.br e www.alyne.org.br.

0