Nossos passos vêm de longe. E começam com os passos de lideranças negras que resistiram e lutaram pela existência de suas comunidades desde o início da diáspora negra nas Américas. As ialodês, mulheres que ousaram vislumbrar a vida e romper com a submissão, seguem entre nós e serão homenageadas nas atividades e comemorações dos 30 anos de Criola.
Por isso, ao longo dos próximos meses, você acompanha por aqui nossa programação de ações em comemoração aos 30 anos.
Os eventos envolvem ciclo de debates sobre racismo religioso e sobre racismo no sistema de justiça, mobilizações contra o encarceramento em massa de mulheres negras, debates sobre os impactos do fechamento dos espaços cívicos, entre outros temas. Participe das atividades! Acompanhe a programação abaixo:
Próximos eventos:
Encontro 30 anos Criola: confirme sua presença nessa comemoração de Criola. A atividade acontece no dia 16 de setembro, a partir das 14h, no Muhcab (Museu da História e Cultura Afro-Brasileira), que fica na rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa – Rio de Janeiro.
Eventos já realizados:
- Aula inaugural da XVI edição do o Curso de Atualização “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Améfricas”
- 2º encontro on-line do “Diálogos sobre racismo religioso”
- Webinário A Dignidade não é provisória: justiça para mulheres negras em prisão provisória
- 31/7: Marcha das Mulheres Negras do RJ, às 10h no posto 4 em Copacabana.
- Aula “Negritude Longínqua”, com Ni’Ja (Sage) Whitson. Encerramento da XVI edição do Curso de Atualização (virtual, somente para convidades)
- Tour das Ialodês – Caminhamos por lugares como Pedra do Sal, Morro da Conceição, Cais do Valongo, entre outros, pata ver estes locais a partir do olhar das mulheres negras. Atividade mediada pela plataforma Localiza 021