Criola

Reconhecemos que, apesar de muitas lutas, ainda há um longo caminho a ser trilhado para que o Brasil venha a ser um ambiente confortável para nossa existência. Exigimos que o Estado assegure nossa dignidade e que nossos direitos sejam respeitados.

Junte-se a nós e veja como contribuir com nossas principais campanhas e ações políticas.

Campanha Tem Gente com Fome

Como integrante da Coalizão Negra por Direitos, Criola atua nesta ação emergencial lançada em 2021 para apoiar mais de 220 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. A solidariedade é urgente neste momento. Saiba como doar a partir de R$ 10.

Não seremos interrompidas

Criola se soma a diversas organizações nesta iniciativa em prol da garantia de direitos das mulheres cis e trans defensoras dos direitos humanos.
Acesse o site e participe.

Observatório Direitos Humanos Crise e Covid-19

Iniciativa, da qual Criola é cofundadora, monitora a situação dos direitos humanos no contexto da pandemia e exige a democratização do acesso à saúde e a recursos necessários para preservar a vida e enfrentar desigualdades e discriminações. Acompanhe as edições do boletim e outras novidades nas redes sociais.

Toda Sexta-feira é Black

A iniciativa pega carona na #blackfriday para construir um espaço frequente na agenda semanal, transformando as sextas-feiras no dia da semana dedicado a ampliar a consciência e mobilizar contra o racismo. Assine a petição para o governo aplicar medidas de prevenção ao racismo nas empresas.

Vacina para Todas e Todos

Em defesa do Sistema Único de Saúde, o Projeto de Lei 1462/2020 impede a criação de monopólios para tecnologias, insumos e tratamentos contra a Covid-19 e eventuais novas pandemias. Por isso, é fundamental para garantir produção suficiente e acesso equitativo para todas as pessoas, especialmente para mulheres negras. Pressione parlamentares na aprovação do #PL1462/2020.

Renda Básica que Queremos

Campanha por uma Renda Básica permanente que garanta condições de vida dignas para as famílias mais pobres, fortaleça a economia e reduza as desigualdades. Conheça o documento com diretrizes para que uma futura lei sobre o tema não prejudique outras políticas de proteção social já implementadas.

Coalizão Direitos Valem Mais

Articulação que busca somar forças em prol do fim da Emenda Constitucional 95, que limitou investimentos públicos por 20 anos no Brasil a partir de 2017. A medida já provocou ampla redução no orçamento dedicado a política para mulheres, como o combate à violência. #AcabaTetodeGastos Promova uma roda de conversa e engaje-se nas redes sociais.

Carta das Mulheres Negras no STF

Mulheres negras do Brasil se mobilizaram para entregar a Carta das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver no Supremo Tribunal Eleitoral (STF), em Brasília, em 2020. O documento exige o fim do racismo e da violência que se manifestam no genocídio da população negra. Envie seu vídeo de apoio à Carta das Mulheres Negras para divulgação nas redes sociais. O vídeo deve ser gravado em formato horizontal, com duração de até 15 segundos e enviado para o e-mail: [email protected]

Relatoria Especial: Impactos da Austeridade

Criola, filiada à Plataforma Dhesca, defende a revogação da Emenda Constitucional 95, que impôs a redução do gasto social no país, e a Emenda Constitucional 93, que estabelece a desvinculação de receitas dos Estados, Distrito Federal e municípios. Conheça essa e outras recomendações do relatório sobre o Impacto da Política Econômica de Austeridade nos Direitos Humanos.

Acompanhe mais novidades sobre nossas campanhas.