Banco de informações ação de ativista de mulheres negras.

Por acreditarmos na comunicação como um fazer de nossa ação política e na ampliação do conhecimento como forma de fortalecer e mobilizar mulheres negras em suas lutas, criamos o ‘Banco de Informações Maria Nascimento.

O Banco é um dos resultados do projeto “Feminismos Contemporâneos – Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Ação Ativista de Mulheres Negras”, apoiado  pelo Fundo Elas e British Council. 

Com vistas a combater a desigualdade de gênero, o racismo e a violência contra as mulheres; e promover e aperfeiçoar estratégias de comunicação e ativismo, o projeto tem como objetivo propiciar o encontro entre mulheres negras ativistas de diferentes regiões do Rio de Janeiro e do Brasil para que possamos discutir metodologias de comunicação com foco na intervenção digital em prol dos direitos das mulheres negras. 

O Banco de Informações Maria Nascimento é uma plataforma colaborativa em comunicação que dispõe sobre temas prioritários, uso de ferramentas de comunicação por mulheres negras ativistas, materiais para a segurança ativista e mapeamento de boas práticas através de questionário. 

O conteúdo está organizado nas seguintes categorias: informação, segurança, boas práticas e opinião. 


O curso online Ciberativismo Ciberativismo Feminista e Antirracista tem por objetivo empoderar mulheres para aprimoramento da ação ativista em prol dos direitos das mulheres negras na internet. Os módulos incluem discussões sobre as definições e origens do ciberativismo, do antirracismo e do feminismo, estratégias de visibilidade e conflito nas redes sociais, gestão de dados, anonimato e comunicação segura.

Tem o objetivo de fomentar a construção de uma rede nacional de mulheres negras ciberativistas em defesa da vida e dos direitos das mulheres negras. Além de pensar estratégias sobre o uso de ferramentas online para o fortalecimento de ações em defesa dos direitos humanos das mulheres negras.

Para assistir, refletir e compartilhar! 

O curso reúne 18 vídeoaulas distribuídas em cinco blocos, com o objetivo de mostrar as funcionalidades de algumas ferramentas online para produção de conteúdo digital.