Leci Brandão

Leci Brandão nasceu no Rio de Janeiro, em 1944. É cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.

Começou sua carreira musical no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Escola de Samba Mangueira, do Rio de Janeiro.

Ao longo de sua carreira, gravou 20 álbuns e três compactos. Participou do Festival MPB-Shell promovido pela Rede Globo, em 1980, com a música “Essa Tal Criatura”. Em 1985, gravou “Isso É Fundo de Quintal”. Em 1995, foi a intérprete do samba-enredo da Acadêmicos de Santa Cruz durante o carnaval.

Atuou na telenovela Xica da Silva da TV Manchete, como Severina. Desde 2003, vem exercendo a função de comentarista dos desfiles de escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, pela Rede Globo.

Além de se dedicar à carreira musical, é membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Em fevereiro de 2010, filiou-se ao PCdoB e candidatou-se ao cargo de deputada estadual, tendo sido eleita com 86.298 votos. Sua atuação deverá dar ênfase à igualdade racial, ao combate ao racismo e à inclusão do samba na política cultural do Estado, entre outras propostas. Foi reeleita para um segundo mandato de deputada estadual por São Paulo em 2014.

Fonte: Facebook Deputada Leci Bradão