Criola

Notícias | Podcast - 03/fev/2021

Está no ar o segundo #podcast da série Bem Viver Criola com Jurema Werneck

Neste episódio, vamos abordar a saúde integral  e seus impactos no cotidiano das mulheres negras, principalmente no das ativistas que atuam na linha de frente da defesa dos direitos humanos.

O racismo influencia a ocorrência de problemas de saúde e potencializa seus fatores de risco, sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde como Determinante Social das Condições de Saúde. A saúde é um espaço essencial para todas as pessoas e construir mecanismos que garantam atendimento humanizado e o cuidado integral, individual e coletivo, são fundamentais.

“Eu tenho várias experiências que são similares a qualquer pessoa que tem uma trajetória como a minha, do peso que tem a falta de assistência à saúde, do peso que tem as dificuldades, as injustiças e a incapacidade do Estado em garantir o direito à saúde”. A afirmação é de Jurema Werneck, nossa convidada para este podcast. Ela é médica, doutora em Comunicação e Cultura, diretora-executiva na Anistia Internacional Brasil, e uma das fundadoras de Criola.

 

Bem Viver: luta por direitos, engajamento, saúde integral e cultura de segurança trará em dez episódios de podcasts, conversas inspiradoras sobre a defesa dos Direitos Humanos e a ação política na luta contra o racismo cisheteronormativo. A série integra as ações do projeto Fortalecimento de Redes de Cuidado e Proteção entre Mulheres Negras Ativistas (REDES) que adota, em suas ações, a perspectiva do Bem Viver.

Os #podcasts estarão disponíveis ao público nas principais plataformas de streaming de músicas digitais e nas redes sociais de Criola.

Ouça aqui: