27/09/2021

274 Dias sem as crianças desaparecidas em Belford Roxo (RJ); assine carta

São 274 dias de desaparecimento. Continuaremos a contar, junto das mães de Fernando Henrique, Alexandre da Silva e Lucas Matheus, mais 24h sem notícias até que as crianças de Belford Roxo reapareçam.

Não acreditamos – e sequer faz sentido – na versão da polícia de que as crianças foram mortas e o caso foi encerrado. Uma resposta incauta sobre uma investigação pouco eficiente e que só responsabiliza e violenta ainda mais as famílias e o território.

Exigimos respeito às crianças, suas mães e suas histórias!

Há meses organizações e outros grupos da sociedade civil cobram ações e respostas eficientes das autoridades sobre o que aconteceu com as crianças. O racismo das instituições está estampado neste caso: se essas crianças tivessem outra cor e CEP, suas histórias estariam sendo ligadas ao tráfico?

Exigimos que o estado do RJ e os outros entes federativos implantem políticas públicas diante do grave quadro estrutural de desaparecimento de crianças e desaparecimento forçado. Precisamos de medidas, mecanismos e estruturas atentas às determinantes de raça/cor, e que sejam definidas em conjunto com a sociedade civil. A construção desses instrumentos é urgente para garantir os direitos humanos das vítimas e suas famílias.

Contaremos contando até as crianças voltarem às suas famílias ou termos respostas verdadeiras sobre o que aconteceu no dia 27 de dezembro.

Criola e mais de 80 grupos da sociedade civil organizada, em especial do movimento negro e de mulheres negras, assinam a carta manifesto. Confira e some com seu coletivo ou organização para pressionar por respostas efetivas.

Assine aqui:  bit.ly/criancasbelroxo

📲 Qualquer pista pode ser enviada ao SOS Crianças Desaparecidas.
WhatsApp: 21-98596-5296 ou site www.soscriancasdesaparecidas.rj.gov.br.

Confira também o vídeo sobre homenagem com mensagens de solidariedade às mães das crianças.

0