29/07/2018

Ciclo de debates: Racismo Institucional, Democracia e Justiça

Começa no mês de agosto, o Ciclo de Debates Racismo Institucional, Democracia e Justiça, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e por Criola. O ciclo tem por objetivo discutir a relação entre racismo institucional, democracia e justiça e estabelecer paralelos entre o acesso e permanência de jovens negros no ensino superior, especialmente nas áreas de exatas e tecnologia.

O ciclo de debates é destinado prioritariamente aos alunos do centro educacional e compreende três palestras:


Ações Afirmativas no campo da educação (01/08 às 10h30).

Erli Sá Santos PPGSD-UFF/Grupo de pesquisa Direito, Justiça e Pluralismo Étnico-racial.

Roberta Jardim Coube – Professora da rede pública/ GEPROFFI /Atos-UFF, “relações Étnico-raciais e ações afirmativas no campo da educação: olhares e leituras.

Zenaide Mariano – Coord. do Ensino Integrado Cefet/RJ/Grupo DDEJ/UERJ, “Alunos ingressantes por cotas no Cefet/RJ”.

Desigualdades raciais e racismo institucional (21/08 às 17h)  – CANCELADO

Elida Lauris – Fórum Justiça, “Desigualdades sociais, interseccionalidade e racismo institucional: acesso à justiça e luta por direitos”.

Encarceramento em massa e racismo 03/10 às 16h)

Thula Pires – PUC-Rio, “Encarceramento em massa no Estado Democrático de Direito: racismo e constitucionalismo moderno”


Para Mônica Sacramento, de Criola, o ciclo retoma parceria estabelecida entre Criola e o Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) com a proposição de diálogos temáticos em torno dos avanços e retrocessos de dispositivos de garantia de direitos, tais como as ações afirmativas, para o enfrentamento ao racismo estrutural no país.

Samuel Oliveira, do PPRER/Cefet, ressalta que as políticas de ações afirmativas e o reconhecimento do racismo como estruturante da sociedade brasileira são marcos contemporâneos para a construção da democracia no Brasil. No momento de crise em que vivemos, o Pós-graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) mantém o propósito de aprofundar o debate e avançar na construção de uma sociedade mais justa

Serviço:

Data: 01 e 21 de agosto e 03 de outubro.

Local: Cefet Campus Maracanã. Avenida Maracanã, 229, Maracanã, Rio de Janeiro/RJ

Inscrições: via formulário: https://goo.gl/GFqguD e no local

Mais informações: +55 21 2569-4495 ou 2566-3179

0