01/10/2018
Encarceramento em Massa e Racismo Institucional em pauta
O Ciclo de Debates Racismo Institucional, Democracia e Justiça é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e por Criola. Seu último módulo será no próximo dia 3 de outubro, quarta-feira, às 16 horas, no Campus Maracanã (Avenida Maracanã, 229).
O tema Encarceramento em Massa e Racismo Institucional será discutido por Thula Pires. Ela possui graduação em Direito (2002), mestrado (2004) e doutorado (2013) em Direito Constitucional e Teoria do Estado, todos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio e Coordenadora-Adjunta de Graduação no mesmo curso. Tem experiência na área de Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, teoria crítica da raça, mulheres negras, direitos humanos e teoria do reconhecimento.
Com diálogos que fortalecem o enfrentamento do racismo no Brasil, o ciclo torna central a relação entre racismo institucional, democracia e justiça e estabelece paralelos entre o acesso e permanência de jovens negros no ensino superior, especialmente nas áreas de exatas e tecnologia.
Criola vem realizando encontros permanentes sobre a temática junto a especialistas e sempre abertos ao público. Um exemplo recente é o 2º Ciclo de Debates: Justiça para as Mulheres Negras em Situação de Prisão Provisória no Estado do Rio de Janeiro, que foi realizado em 28 de setembro, no Salão Internacional da ENSP – Escola Nacional de Saúde Pública.
Serviço:
Data: 3 de outubro, às 16 horas
Local: Cefet Campus Maracanã. Avenida Maracanã, 229, Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: via formulário: https://goo.gl/GFqguD e no local
Mais informações: +55 21 2569-4495 ou 2566-3179
Crédito da Foto: Agência Brasil/ EBC