12/07/2019

Conheça vídeos do projeto Por Sua Causa!

No mês da Mulher Negra Latina e Caribenha, Criola compartilha a série de vídeos “Por sua Causa!”. O material foi produzido nos anos de 2017 e 2018, com o apoio do Fundo Ellas, como resultado do projeto “Por sua Causa!: Jovens, Mulheres e Trans negras promovendo o autocuidado, autodefesa e segurança de ativistas negras”.

A série é composta por seis vídeos que registram o encontro entre duas ativistas negras, de gerações distintas, em conversa sobre suas trajetórias individuais e de ativismo político; sobre seus itinerários de autoconstrução e engajamento na luta antirracista e contra o patriarcado, sobre suas estratégias e ferramentas – individuais e coletivas – de cuidado e proteção, além de desafios e agendas da luta política das mulheres negras, de ontem e de hoje.

O primeiro vídeo, “Trans…formar-se!: (re)existências nas dobras do Estado”, Denise Thaynáh e Eloá Rodrigues dialogam sobre os desafios e tensões de existir “à margem da margem”. Elas são cidadãs de um Estado que nega suas existências e direitos. Gênero e Raça alinhavam a ação política das mulheres trans negras colocando em escala percepções sobre lacunas e conquistas no movimento trans. Entre lutas antigas e conquistas atuais, escolhem como caminho a ação-reflexão que compreende o diálogo e a troca, entre gerações de mulheres negras, como estratégia para articulação política.

Bastidores da produção do primeiro vídeo da série

Como parceiros da produção, o grupo musical Som de Preta, com músicas que dialogam com estes universos e o Bar e Restaurante da Dida, local escolhido para esse encontro, importante espaço de referência da cultura e resistência negra, comandado por uma mulher negra, situado na Praça da Bandeira, que, generosamente, cederam seu tempo, espaço, imagem, para a realização das filmagens dos vídeos.

Acesse o vídeo em nosso YouTube e aproveite para conhecer e compartilhar o canal de vídeos de Criola.

0