17/07/2019

Autocuidado é o tema do segundo vídeo de Por Sua Causa!

No mês da Mulher Negra Latina e Caribenha, Criola compartilha a série de vídeos “Por sua Causa!”, que foram produzidos nos anos de 2017 e 2018, com o apoio do Fundo Elas, como resultado do projeto “Por sua Causa!: Jovens, Mulheres e Trans negras promovendo o autocuidado, autodefesa e segurança de ativistas negras”.


Está no ar em nosso canal do YouTube o vídeo “Minha História Fala Por Mim!”. Seis mulheres refletem sobre os sentidos e significados das lutas que empreendem contra o racismo e o sexismo, sobre os desafios para ação política voltada para as mulheres e sobre a construção de redes e conexões entre mulheres negras. Por meio de suas experiências de socialização e dos modos como dão significado aos múltiplos eventos ocorridos em suas trajetórias, transmutam o estado de dor produzido por múltiplas violências em estratégias de cura e fortalecimento, que envolvem cuidados com a saúde mental e física, terapias alternativas, engajamento político, filiação a grupos de mulheres negras, projetos de incidência política e coletivização de desejos e práticas de cuidado. Clique aqui e acesse!


Como parceiros da produção, o grupo musical Som de Preta, com músicas que dialogam com estes universos e o Bar e Restaurante da Dida, local escolhido para esse encontro, importante espaço de referência da cultura e resistência negra, comandado por uma mulher negra. Situado na Praça da Bandeira, a proprietária cedeu seu tempo, espaço, imagem para a realização das filmagens dos vídeos.

0