Criola

Destaque | Projetos - 25/jul/2019

Confira o vídeo “Mulher Negra Chave da Mudança”

No mês da Mulher Negra Latina e Caribenha, Criola compartilha a série de vídeos “Por sua Causa!”. Os vídeos foram produzidos nos anos de 2017 e 2018, com o apoio do Fundo Elas, como resultado do projeto “Por sua Causa!: Jovens, Mulheres e Trans negras promovendo o autocuidado, autodefesa e segurança de ativistas negras”.

A série é composta por seis vídeos que registram o encontro entre duas ativistas negras, de gerações distintas, em conversa sobre suas trajetórias individuais e de ativismo político; sobre seus itinerários de autoconstrução e engajamento na luta antirracista e contra o patriarcado, sobre suas estratégias e ferramentas – individuais e coletivas – de cuidado e proteção, além de desafios e agendas da luta política das mulheres negras, de ontem e de hoje.

Nesta quinta, dia 25 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Acompanhe o vídeo “Mulher Negra Chave da Mudança”, que apresenta uma conversa entre Lúcia Xavier e Carmem Corato. Elas dialogam sobre as sutilezas do processo de perceber-se negra, sobre saberes apreendidos com outras mulheres negras e sobre as escolhas que desenharam em suas trajetórias de ativismo. Entre cuidar de si, engajar-se em coletivos, a percepção de que a mulher negra constrói estratégias de Bem Viver, ressignificando memórias e estratégias políticas a cada tempo.  Acesse aqui.

Como parceiros da produção, o grupo musical Som de Preta, com músicas que dialogam com estes universos e o Bar e Restaurante da Dida, local escolhido para esse encontro. O estabelecimento é um importante espaço de referência da cultura e resistência negra, comandado por uma mulher negra, situado na Praça da Bandeira (Rio de Janeiro). Ela, generosamente, cedeu seu tempo, espaço, imagem, para a realização das filmagens dos vídeos.