07/05/2023

XVII Curso de Atualização “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Améfricas” tem nova data de divulgação de aprovados

No dia 30 de maio de 2023 será publicada, no site de Criola, a lista de pessoas selecionadas para participar da XVII edição Curso de Atualização “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Améfricas”. Por motivo de força maior, a data de divulgação do resultado, previsto para o dia 5 de maio, teve que ser prorrogada.

Os inscritos concorrem a 30 vagas para participar da formação gratuita e qie acontece em formato virtual, no período de 24 a 28 de julho de 2023, sempre das 10h as 17h.

Em 2023, o curso está estruturado em torno de dois eixos: “Ação Política das mulheres negras na Diáspora” e “O estupro da mulher negra e o terror sexual”. Com carga horária de 40h, as atividades serão divididas entre síncronas e assíncronas.

O objetivo do curso, que já formou mais 300 pessoas ao longo de 16 edições, é oferecer formação acadêmica e intelectual de alto nível a ativistas, estudantes e intelectuais de todo o país interessades na área de Estudos da Diáspora Africana, a partir das análises críticas produzidas pelo feminismo negro no Brasil e em outras comunidades da Diáspora Africana, em especial nos Estados Unidos.

Novidades na seleção

Nesta edição, a seleção será feita em duas fases. Inicialmente os inscritos deverão preencher o formulário de inscrição e anexar o curriculum vitae, de no máximo três páginas, com informações sobre sua formação, ações contra o racismo patriarcal cisheteronormativo e participação em eventos acadêmicos e/ou políticos.

Dúvidas e outras informações deverão ser enviadas ao e-mail diasporaafricana@criola.org.br.

O XVII Curso de Atualização “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Améfricas” é uma inciativa de Criola, por meio do programa MultiVersidade, NIREMA e Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio.

0