14/07/2017

ABIA e Criola realizam oficina sobre HIV e AIDS, prevenção combinada e as mulheres negras

No mês de celebração do 25 de Julho Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) e Criola realizam a Oficina “HIV e AIDS: Prevenção Combinada e as Mulheres Negras”. A atividade é gratuita e vai acontecer no próximo dia 20/07, a partir das 18h30, na sede da ABIA (Av. Presidente Vargas, 446/13º andar – Centro). A oficina será ministrada por Veriando Terto Jr., vice-presidente da ABIA, e Lúcia Xavier, diretora de Criola. O objetivo é apresentar às mulheres negras como esta ferramenta (prevenção combinada) pode empoderá-las no acesso à saúde, à garantia de direitos e à prevenção do HIV.

“Queremos fortalecer o diálogo com mulheres negras em geral, as vivendo com o HIV e as mulheres trans”, salienta Xavier. Já Terto Jr. chama atenção para a necessidade de outras vozes no campo: “O tema da prevenção combinada carece das opiniões, vozes, experiências advindas das pessoas e comunidades. Ainda é uma fala de experts, cientistas, pesquisadores”, completou.

O encontro também abordará sobre o “Dossiê sobre a Situação dos Direitos Humanos das Mulheres Negras: Violências e Violações” e como as estratégias de enfrentamento estruturais como a luta contra o racismo podem se articular com as estratégias comportamentais e biomédicas. A Oficina integra a agenda 25 Dias de Ativismo em Defesa das Mulheres Negras.

Oficina “HIV e AIDS: Prevenção Combinada e as Mulheres Negras”
Data: 20 de Julho
Horário: 15h
Local: Av. Presidente Vargas 446/13º andar (sede da ABIA)

0