24/03/2024

Após 6 anos sem respostas, apontados como mandantes do assassinato de Marielle e Anderson são presos no Rio de Janeiro

Na manhã deste domingo (24/03), parte dos nossos questionamentos sobre quem mandou matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, foram respondidos. Os apontados como mandantes do crime fazem parte da família Brazão, um projeto de política que tem força e influência no Rio de Janeiro. São eles os irmãos Domingos Brazão (conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ)) e Chiquinho Brazão (deputado federal pelo União Brasil). Também foi preso o chefe da Polícia Civil à época do assassinato, o delegado Rivaldo Barbosa, acusado de atrapalhar o andamento das investigações. Criola considera estarrecedora a divulgação dos nomes dos envolvidos, representantes do governo do Estado do Rio de Janeiro.

Após 6 anos esperando por respostas, começamos a entender como esse crime político contra a vida de uma mulher negra e defensora dos direitos humanos eleita, foi orquestrado com frieza e convicção da impunidade. Envolvendo nomes de representantes do governo do Estado do Rio de Janeiro e de outras áreas da política brasileira, a incessante busca por justiça por parte das famílias de Marielle e Anderson, dos representantes do Estado comprometidos com a democracia e da pressão das organizações da sociedade civil, especialmente do movimento de mulheres negras,- foram cruciais para o andamento das investigações.

Esperamos que este seja o primeiro dia do fim dessa história triste para todas nós, mulheres negras, e o primeiro dia de justiça para Marielle e Anderson.

Marielle e Anderson, presentes! Hoje e sempre.

60