27/10/2021

Após pressão de Criola e outras organizações, Secretaria de Saúde do Rio inicia vacinação no BRT

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras negras no Rio de Janeiro que utilizam o BRT do Rio de Janeiro finalmente terão acesso a uma iniciativa cobrada por Criola e outros movimentos e organizações da sociedade civil. Nesta última semana de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, das 7h30 às 17h, a vacinação da primeira e segunda dose da vacina contra Covid-19 nas seguintes estações do BRT: Alvorada, Mato Alto, Recreio e Campo Grande. O serviço estará disponível para maiores de 12 anos que não puderam se vacinar no calendário oficial.

A medida havia sido prometida em audiência com Criola em 13 de setembro de 2021. Na época, o secretário Daniel Soranz afirmou que não seria possível realizar testagens para a doença nas estações, mas se comprometeu com a vacinação. Criola reafirmou que a ação demorou demais e custou milhares de vidas entre a população negra.

Reforçamos que é fundamental ampliar a vacinação para as estações da linha da TransOeste, como Mato Alto, Pingo D’água e Santa Cruz, bairros com alto índice de letalidade por Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Sem esquecer das outras linhas: TransCarioca (destaque para os bairros Penha, Vicente de Carvalho e Madureira) e Transolimpica (destaque para Vila Militar e Sulacap). Seguiremos de olho!

0