15/12/2022

Co-Impact anuncia financiamento para projeto de Criola voltado à saúde de mulheres negras

A Co-Impact,  organização filantrópica global, anunciou dia 15 de dezembro as iniciativas globais contempladas com recursos para projetos de impacto voltados ao desenvolvimento de sistemas mais justos e inclusivos, que promovam a igualdade de gênero e a liderança das mulheres. Criola está entre as 34 selecionadas da América Latina, África e  Ásia.

Com o nome “Saúde das Mulheres Negras”, o projeto de Criola  é voltado à melhoria do sistema de saúde e da qualidade de vida de mulheres negras brasileiras. Envolve formação de lideranças e articulação política com o objetivo de implementar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra como estratégia para erradicar os efeitos produzidos pelo racismo institucional no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto terá duração de 3 anos, com início em 2023.

Segundo a Co-Impact, mudar os sistemas significa pensar em quem tem poder e em quem toma as decisões. “Em todos as nossas doações, a Co-Impact se concentra em abrir caminhos para que milhões de mulheres tenham a oportunidade de exercer poder, influência e liderança em todos os níveis – seja em casa, na comunidade ou nas instituições e governos”, informou.

Criola compreende o apoio de Co-Impact como um passo importante para o reconhecimento e o fortalecimento do trabalho, muitas vezes invisibilizado, historicamente realizado por mulheres negras.

Para mais informações, acesse https://www.co-impact.org/.

0