08/10/2021

Coalizão Direitos Valem Mais entra com pedido de impeachment de Paulo Guedes

Coalizão Direitos Valem Mais e Plataforma Dhesca Brasil, que reúnem mais de 200 entidades e redes, entraram com pedido de impeachment de Paulo Guedes no Supremo Tribunal Federal na última quinta-feira, dia 7 de outubro.

Criola é uma das representantes da Coalizão na denúncia, que acusa o ministro da Economia de crime de responsabilidade. Seus crimes são não prever no orçamento de 2021 despesas para o enfrentamento da Covid-19, suspender o auxílio emergencial no momento mais drástico da pandemia e fomentar a pobreza no país.

Destacamos que essas medidas produziram empobrecimento, desemprego, fome, risco de exposição à pandemia e milhares de mortes, principalmente entre mulheres negras e suas famílias. Está evidente que Guedes agiu deliberadamente dirigindo a política de morte.

Como apontamos no dossiê Mulheres Negras e Justiça Reprodutiva, as mulheres negras apresentaram a maior taxa de desemprego (18,2%) e de subutilização (40,5%) após a pandemia (Nov/2020). Mais empobrecida, essa população está mais exposta às violências e à violação de direitos por parte do Estado.

Saiba mais no site da Coalizão Direitos Valem Mais e conheça a íntegra do pedido de impeachmeant protocolado no STF.

0