22/08/2023

Conheça o Manifesto “Por uma Política Nacional de Cuidados que enfrente as desigualdades pautada no Bem Viver”

O Fórum Feminista Antirracista Por Uma Política Nacional De Cuidados, espaço que reúne mais de 30 instituições e movimentos de mulheres, entre elas, Criola, está articulado por uma política pública de cuidados, desde uma perspectiva feminista antirracista para o Bem Viver. 

Por este motivo, o grupo lança o Manifesto Por uma Política Nacional de Cuidados que enfrente as desigualdades pautada no Bem Viver. Não podemos mais permitir que exista uma política de cuidado onde as mulheres são as únicas encarregadas dos cuidados, sem direitos nem reconhecimento. 

Dados da OXFAM 2019 indicam que mulheres e meninas dedicam 12,5 bilhões de horas, todos os dias, ao trabalho de cuidado não remunerado. Isso equivale a uma contribuição de mais de US$ 10 trilhões por ano à economia global. No Brasil, o cenário não é diferente. O trabalho doméstico e de cuidado realizado pelas mulheres, em sua maioria, negras, periféricas e rurais, é invisibilizado, desvalorizado, naturalizado e super explorado.

O documento denuncia ainda que o essa situação é sustentada por “relações de dominação/subordinação – gênero, classe, raça e etnia – que falseiam resultados macroeconômicos em termos de gasto, receita e endividamento públicos dentro da lógica da austeridade fiscal”. E destaca que a economia feminista já descortinou a “imensa contribuição do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres e adolescentes”.

O Manifesto reivindica que o enfrentamento das desigualdades vividas pelas mulheres sejam elemento central da Política Nacional de Cuidados, e também se tornem uma diretriz orientadora do novo Plano Plurianual 2024-2027 e de todo o Ciclo Orçamentário. As reivindicações incluem ainda a construção destes documentos com a participação dos movimentos de mulheres, feminista, antirracista, de trabalhadoras domésticas e cuidadoras, além do monitoramento e avaliação das estratégias, metas, e execução dos recursos públicos investidos na ação.

ACESSE O MANIFESTO

0