02/09/2020

CRIOLA: 28 anos de luta pelas Mulheres Negras

Evidenciar as lutas históricas das mulheres negras que enfrentam, diariamente, o racismo, o sexismo, a lesbofobia e a transfobia. Essa é a missão de CRIOLA.

Fundada em 02 de setembro de 1992, CRIOLA contribui há 28 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras, atuando na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade, solidariedade são fundamentais. Toda esta trajetória só foi possível graças à atuação conjunta com dezenas de mulheres negras, que colaboram sistematicamente para a realização de nossas ações.

Estamos muito orgulhosas por celebrar esses 28 anos. Nossas conquistas continuam ano após ano. E nossos desafios no combate ao racismo patriarcal cisheteronormativo ainda permanecem e nos demandam o desenvolvimento de mais ações e iniciativas em prol das mulheres negras.

Diante dos desafios atuais, num cenário de total ausência de garantia de direitos, desmonte de políticas públicas sociais, racismo, invisibilidade e  violências, saudamos todas as mulheres negras que estão na linha de frente de suas comunidades,  famílias, territórios e organizações, fortalecidas como agentes de transformação social, e que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e com equidade, em que a presença e contribuição das mulheres negras sejam acolhidas como um bem da humanidade.

Celebre junto conosco mais esse aniversário. Mulheres Negras em luta por direitos!

0