09/11/2021

Criola abre inscrições para oficina sobre o dossiê Mulheres Negras e Justiça Reprodutiva (19/11)

Ampliar a leitura de dados relacionados à mulheres negras e aprofundar a temática da Justiça Reprodutiva é a proposta da oficina de aplicação da metodologia do dossiê “Mulheres Negras e Justiça Reprodutiva”, que acontece no próximo dia 19. A formação será das 9h às 13h, via plataforma Zoom, e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no link bit.ly/oficinadossie até o dia 16.

Esta será a primeira oportunidade aberta para que pessoas interessadas na temática possam aprender a utilizar a metodologia proposta no dossiê, lançado por Criola no início de outubro. Para além de trazer o levantamento e geração popular de dados, o documento possibilita interação e diversas leituras sobre os dados qualitativos e quantitativos, tais como a comparação entre cenários nacionais e do Estado do RJ sobre acesso a direitos.

Para a coordenadora de projetos em Criola, Lia Manso, a atividade deve proporcionar uma “consolidação de informações e saberes críticos sobre a atual situação de saúde sexual e reprodutiva de mulheres negras, do direito ao aborto e aos DHESCAs [Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais]”.

Outro objetivo da ação é sensibilizar a sociedade brasileira, através da divulgação dos dados, sobre a importância de combater as opressões e hierarquia reprodutiva que atingem especialmente mulheres negras, incentivando ações propositivamente antirracistas. A ação integra as atividades do novembro das Criolas.

Inscrições
As vagas são limitadas e podem participar pessoas que estudam e discutem Justiça Reprodutiva e Direitos Sexuais e Reprodutivos, assim como interessados na temática. Para se inscrever, acesse bit.ly/oficinadossie.

Quer saber mais sobre a estratégia da Justiça Reprodutiva?
Acesse Dossiê Mulheres Negras e Justiça Reprodutiva

0