22/02/2023

Criola assina carta a Lula com cobrança por política energética ecológica e democrática

Criola é uma das mais de 170 entidades, movimentos sociais e populares, de cidadãos e cidadãs a assinar a carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva intitulada Por uma política energética DEMOCRÁTICA, ecológica, sem energia nuclear e sem gás de xisto.

O documento expressa a preocupação entre os setores progressistas com a anunciada intenção do governo federal de impulsionar a indústria nuclear – sem nenhuma consulta pública à sociedade – e aprofundar parcerias em negócios atômicos com a Argentina. Há também apreensão quanto a eventual destinação de recursos do BNDES para viabilizar a exploração do gás de xisto naquele país, proibida em várias nações, e que já afeta comunidades indígenas argentinas.

Os signatários (as) da Carta defendem uma transição energética justa, popular e inclusiva, priorizando a geração de energia elétrica que não viole os direitos dos povos e da natureza; que promova a redução do uso dos combustíveis fósseis, a expansão das fontes renováveis e o banimento da energia nuclear de nossa matriz energética. No documento, reivindicam o diálogo aberto com a sociedade, a defesa da Democracia, da Justiça Ambiental e da Paz; que não se assuma acordos nucleares neste momento nem se invista recursos do BNDES em tecnologias perigosas e reafirmam a confiança de que a “seriedade fiscal, politica e social” será realmente a marca do atual governo brasileiro.

Acesse aqui a carta ao presidente Lula.

0