05/03/2024

Criola convida: Reunião do movimento negro com Prof. Dr. Luís Eduardo Batista, da Assessoria para Equidade Racial em Saúde do Ministério da Saúde 

Iniciativa visa retomar os debates e as ações promovidas em torno da política de saúde da população negra 

No dia 06 de março de 2024, às 19h, de forma remota, o movimento negro e outras iniciativas da sociedade civil que trabalham em prol da equidade racial se reúnem com o Professor Doutor Luís Eduardo Batista, da Assessoria para Equidade Racial em Saúde do Ministério da Saúde, com o intuito de retomar os debates e planos para a política de saúde da população negra.  

A reunião é aberta e Criola incentiva a participação das pessoas e iniciativas que querem ampliar o conhecimento sobre as atuais ações e os avanços nos objetivos e propostas que estão sendo realizadas em função da política de saúde da população negra.  

Para participar, basta se inscrever no formulário abaixo:  

No ano passado, na preparação para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, foram definidos quatro eixos prioritários sobre a temática. Após ampla discussão entre os participantes da Conferência Livre Nacional de Saúde da População Negra, ocorrida em 13 de maio de 2023, foram estipulados os seguintes eixos: Eixo I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; Eixo II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Eixo IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. Acesse aqui o relatório completo produzido e entenda o que define cada eixo.   

1