06/03/2023

Criola integra iniciativa para cobrança concreta de compromissos globais e antirracistas pela igualdade de gênero

De 06 a 17 de março, em Nova Iorque (EUA), no contexto do principal encontro das Nações Unidas pela igualdade de gênero – o CSW, ou Comissão sobre a Situação das Mulheres, em sua 67a edição –, Criola irá participar do lançamento da Estrutura de Responsabilidade Feminista (ou Feminist Accountability Framework). Como uma das 22 organizações feministas e de mulheres negras integrantes da iniciativa, todas do Sul Global, Criola vai afirmar o antirracismo como urgente para o enfrentamento do racismo patriarcal cisheteronormativo.

A Estrutura de Responsabilidade Feminista é destinada a acelerar os compromissos do chamado Fórum Geração Igualdade (Generation Equality Forum), integrado pela ONU Mulheres, governos de diferentes países, sociedade civil e setor privado. Para isso, irá propor estratégias coletivas no campo do advocacy, bem como na produção de dados abertos, informação e comunicação para as mulheres. Lúcia Xavier, coordenadora geral de Criola, participa do processo de co-desenho da Estrutura e esteve em encontro presencial com o grupo no Cambodja, de 27 a 29 de janeiro deste ano. A iniciativa tem o apoio do Fundo Global para Mulheres. “O desafio é ampliar a participação das mulheres por meio do monitoramento e cobrança das responsabilidades (accountability) do Estado e da sociedade na efetivação da igualdade de raça e gênero”, destaca Lúcia.

Do Brasil, participam, além de Criola, representantes do Odara – Instituto da Mulher Negra, do Coletivo de Mídia Negra Revista Afirmativa, e da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB).

Sobre o Fórum Geração Igualdade

O Fórum Geração Igualdade foi criado em 2021, quando a ONU foi impedida de realizar o encontro da Comissão sobre a Situação das Mulheres devido à pandemia de Covid-19. Desde então, o Fórum trabalha com uma agenda de 5 anos para acelerar ambições da Declaração e Plataforma de Ação da IV Conferência Mundial sobre a Mulher (Pequim/1995) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Seu objetivo é também catalisar a energia e o ativismo da juventude para ampliar a cobrança por igualdade de gênero.

O lançamento da Estrutura de Responsabilidade Feminista será dia 9 de março, em Nova Iorque. Ela quer dar visibilidade a realidades e potencialidades de mulheres em situação de vulnerabilidade do sul global no enfrentamento das hostilidades do racismo patriarcal cis heteronormativo. Para isso, adota três linhas estratégicas: 1) coleta, produção e análise de dados, 2) advocacy político multinível e 3) comunicação estratégica.

Marina Fonseca, assessora política de Criola, será representante da organização nos eventos do Fórum Geração Igualdade, bem como no Fórum de ONGs sediado durante a Comissão sobre a Situação das Mulheres da ONU.

Acesse aqui os links com inscrições para participar de eventos on-line do Fórum Geração Igualdade:

 

Por Júlia Tavares, de Criola

0