21/08/2023

Criola promove Jornada de Capacitação para incidência política no Sistema Internacional de Defesa, Proteção e Promoção dos DH

Como fortalecer a participação de mulheres negras nos organismos internacionais para o avanço dos direitos humanos sob a perspectiva de raça e gênero no Brasil?

Essa é uma das reflexões que movem a Jornada de Capacitação para incidência política no Sistema Internacional de Defesa, Proteção e Promoção dos Direitos Humanos, realizada por Criola ao longo de agosto e setembro para nossa equipe e para lideranças convidadas, no total de 25 ativistas cis e trans.

A primeira parte da formação aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto, no Rio de Janeiro. Após a apresentação pelo facilitador Iradj Eghrari sobre o conceito de advocacy e sobre os órgãos que compõem o sistema internacional de direitos humanos (ONU), o grupo foi convidado a um exercício prático para desenhar objetivos gerais, específicos e resultados esperados para uma ação coletiva em defesa de uma causa.

É urgente que cada vez mais as organizações negras possam falar por si e por suas causas, ampliando o impacto dessa ação política tão necessária!

Um próximo encontro com Iradj irá aprofundar estratégias de advocacy. Outras facilitadoras serão Malu Stanchi, abordando potencialidades e limites atuais para a litigância estratégica, e Élida Lauris, que apresenta como utilizar as recentes decisões dos órgãos internacionais em favor da luta por igualdade racial. 

A Jornada tem o apoio da Fundação Ford.

1