01/06/2022

Resultados de inscrições do curso de enfrentamento ao racismo religioso para advogades

Foram mais de 360 inscritos no curso “Justeza: Caminhos Para o Enfrentamento ao Racismo Religioso”, e hoje é dia de saber se você é uma das pessoas selecionadas! Não esqueça de verificar seu e-mail, incluindo a caixa de spam, para ter acesso ao link da primeira aula que acontece hoje (13/6), às 18h.

Confira a seleção:

  1. Ana Maria Conceição
  2. Ana Paula Menezes de Jesus
  3. Anderson Souza Porto
  4. Andressa Barbosa Santos Silva
  5. Andressa Stephany de Aquino Rebelo
  6. Ângela Maria Borges do Nascimento
  7. Aricia Carolina Rosa dos Santos
  8. Beatriz Pereira Cardoso
  9. Beatriz Silveira e Santos
  10. Carmem Lúcia dos Santos Ribeiro
  11. Dandara Pinho
  12. Diego Jesus da Conceição
  13. Elias Luiz Melo
  14. Emília Alzira Lima dos Santos
  15. Fernanda Barbosa
  16. Fernanda Barros
  17. Franklin da Silva Peixinho
  18. Gelson Emiliano de Oliveira
  19. Henrique Rodrigues Costa
  20. Isabella M F Sandes
  21. Jacqueline Martins Alves Correia
  22. Jeniffer Nananda
  23. Lília Carla Gomes Santana
  24. Lorrayne Rodrigues
  25. Margareth Ferreira Silva
  26. Maria da Conceição Cotta Baptista
  27. Mariana Bezerra Ferreira Franco da silva
  28. Milena Afonso dos Santos
  29. Mirna Oliveira
  30. Paloma de Oliveira Santos
  31. Paulo Cavalcante
  32. Renata Nogueira Pallottini
  33. Roberta Nascimento da Silva
  34. Robson Caetano de Souza
  35. Samia Gabriela Nunes
  36. Suellen Santos
  37. Thiago Percides Pereira
  38. Ursula Isabel Dias Araujo
  39. Viviane Silva
  40. Zizi Veiga

 

Lista de espera

  1. Márcia Cristina dos Santos Braz
  2. Jammyle Joanne Ramos dos Santos
  3. Thalita Monteiro Maia
  4. Ana Lúcia S Maron Patiani
  5. Cléo Silva
  6. Jadyanne Nacimento Silva
  7. Lívia Santana
  8. Denise Coimbra
  9. Michel Felix
  10. Jaques Santos da Silva

 

Saiba mais sobre o curso

Construir estratégias de enfrentamento ao racismo religioso e qualificar profissionais e estudantes do Direito para o acolhimento das demandas das comunidades tradicionais de terreiro. Essa é a proposta do curso “Justeza: Caminhos Para o Enfrentamento ao Racismo Religioso”.

Historicamente, as religiões de matriz afro-brasileira são os principais alvos das práticas de racismo religioso. Terreiros invadidos, incendiados, agressões verbais e até físicas contra seus membros são relatos comuns da violência que atinge essas comunidades diariamente. O mais recente caso ocorreu em Itaboraí/RJ, financiado pela prefeitura municipal, durante shows religiosos que celebravam o aniversário da cidade.

Essas ocorrências violam os direitos básicos destes espaços e são sustentadas pela negligência e negação do Estado em relação à prática dessas religiões. A intenção do curso é, a longo prazo, criar uma rede de advogades com um repertório teórico para atuar em processos e na tomadas de decisão que envolvam comunidades de terreiro que passem por situações violentas, além de difundir normas internas e internacionais de proteção à liberdade religiosa e contra o racismo patriarcal cisheteronormativo.

Programação

As aulas iniciam no dia 13 de junho, das 18h às 21h, sendo o primeiro encontro on-line. O curso foi dividido em 2 períodos com 10 encontros entre os meses de junho a novembro, que somarão 32 horas de formação.

No primeiro período, o curso será realizado em 5 encontros, nos meses de junho e julho, com foco no repertório normativo nacional e internacional de proteção da liberdade religiosa e contra o racismo patriarcal cisheteronormativo. No segundo, que acontece nos meses de setembro e outubro, o enfoque será no estudo de casos e trocas de experiências.

As aulas serão em formato on-line e está programado 1 encontro presencial de 4h em cada período, em local a ser combinado posteriormente.

O curso será ministrado por professoras/es de diferentes universidades e lideranças religiosas. Conheça quem são eles abaixo.

Essa é uma ação realizada em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (Nirema) da PUC/RIO, como ação do projeto “Racismo Religioso e Redução da Violência e Discriminação contra Praticantes de Religiões Afrodescendentes no Brasil”, desenvolvido por Criola, Ilê Axé Omiojuaro e Ilê Axé Omi Ogun siwajú com o apoio do Instituto para Raça e Igualdade e Instituto Ibirapitanga.

Professores/Facilitadores

Thula Pires
Professora doutora, atualmente é responsável pelos cursos de Graduação e Pós-graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio, Coordenadora-Adjunta de Graduação no mesmo curso e Coordenadora Geral do NIREMA (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente).

Thiago Hoshino
Professor doutor, atualmente é responsável pelas disciplinas de Metodologia e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do LABÁ – Direito, Espaço e Política, do Centro de Estudos da Constituição (CCONS/UFPR) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (MALOCA/UNILA).

Ilzver Matos
Advogado. Yawô de Ogum do Abassá Axé Ilê Pilão de Oxaguian, em Aracaju-SE. Pós-doutor (PPGD/UFBA). Doutor em Direito (PUC-Rio). Mestre em Direito (UFBA). Professor do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGDH/PUCPR). Ex-Presidente da Comissão de Igualdade Racial e da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). Diretor de Direitos Humanos da Prefeitura de Aracaju. Recebeu o Prêmio Direitos Humanos 2018 – Categoria Liberdade Religiosa, do Ministério dos Direitos Humanos.

Winnie de Campos Bueno
Iyalorixá. Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFRGS. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS).Mestre em Direito pela Universidade do Vale Rio dos Sinos (Unisinos/RS) na linha de pesquisa Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização.

Malu Stanchi
Mestranda em Direito pela Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Políticas Públicas e Justiça de Gênero pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO Brasil).

Clara Jane Costa Adad
Professora mestre, atualmente no curso de Bacharelado em Direito da UESPI. Integrante do grupo de estudos sobre religiões afro-brasileiras Calundu da UnB. Advogada registrada na OAB. Atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, candomblé, cosmovisão africana, intolerância religiosa, sociopoética, pesquisa, criminologia crítica, feminismo.

Luciana de Souza Ramos
Professora doutora, atualmente é pesquisadora do Grupo Candango de Criminologia, do Grupo O Direito Achado na Rua, do Grupo de Estudos em Desigualdade e Discriminação, todos da Universidade de Brasília, e do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas. Professora na Faculdade CIESA, onde ministra as disciplinas de Direitos Humanos, Direito da Criança e do Adolescente e Estatuto do idoso, Direito Civil I, Direito Constitucional, Práticas Multidisciplinares e Direito Penal.

Augusto Sergio dos Santos de São Bernardo
Professor doutor, atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Departamento de Ciências Humanas Campus I, leciona as disciplinas: Filosofia do Direito, Hermenêutica Jurídica e Direito do Consumidor, Desenvolve estudos nas áreas da filosofia latino-americana, africana e brasileira. Atualmente ocupa os cargos de Coordenador de Diversidade e Inclusão da OAB-Bahia e Assessoria Chefe da Reitoria da UNEB.

 Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

0