02/06/2021

Em Luto por Miguel, em luta por Mirtes: Exigimos Justiça!

Nossos corações estão em luto por mais um caso emblemático do racismo no Brasil. Hoje, dia 2 de junho, relembramos um ano sem Miguel, filho único de Mirtes Renata. A criança morreu aos 5 anos, após cair do nono andar de um prédio de luxo em Recife. Mirtes, como tantas mulheres negras, trabalhava como empregada doméstica e, apesar da recomendação de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, precisou comparecer à casa dos patrões. Miguel estava sob os cuidados de Sarí Corte Real enquanto a mãe passeava com o cachorro da patroa. É inaceitável que, até hoje, ninguém tenha sido condenado no caso.

Exigir justiça é urgente. Por Mirtes, por Miguel e por milhares de mulheres negras, como as Mães de Maio, que perderam seus filhos executados por milicianos em Osasco (SP), em 2015, e as mães das vítimas de operação policial ilegal na comunidade do Jacarezinho (RJ).

Vale lembrar que, no Brasil, quase 70% das 6,5 milhões de empregadas domésticas são negras (IPEA). O trabalho, que remete à herança escravocrata no Brasil, só recentemente atingiu patamar equivalente à demais categorias, com direitos básicos como jornada de trabalho de 44 horas semanais e pagamento de horas extras. Ainda assim, essas mulheres sofrem inúmeras violações, especialmente em tempos de pandemia, quando são obrigadas a trabalhar e colocar sua saúde em risco para não perder o emprego.

Nesta Semana Internacional Menino Miguel, Criola está ao lado de Mirtes Renata e de inúmeras organizações parceiras mobilizadas por justiça, pela vida das mulheres e das crianças negras.

Para apoiar outras trabalhadoras domésticas nesse contexto de pandemia, Criola recomenda a leitura do guia orientador produzido por Themis – Gênero Justiça e Direitos Humanos, Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e Care Internacional.

Acesse aqui o documento.

0