10/08/2023

Encontro “Conjurando futuros – Trajetórias negras em diálogo” traz Ochy Curiel ao Rio de Janeiro

Já imaginou um encontro presencial entre Ochy Curiel e Lúcia Xavier em diálogo sobre suas trajetórias ativistas no Brasil e na América Latina? E, além disso, reunidas para reflexão sobre novos futuros para as mulheres negras da região?

Essa é a proposta de “Conjurando futuros – Trajetórias negras em diálogo”, que acontece no dia 18 de agosto, sexta-feira, às 18h, no Auditório Tércio Pacitti da UNIRIO (Avenida Pasteur, 458 – Urca, Rio de Janeiro).

A atividade é gratuita, porém sujeita a lotação. Inscreva-se aqui!

Na abertura, Panamby e Odaraya Mello propõem uma ação artística sonora. G(R)OTA instaura um vale sônico, uma cavidade líquida de reverberações entre águas, vozes e abismos.

Ochy Curiel é fundadora do Grupo Latinoamericano de Estudio, Formación y Acción Feminista (GLEFAS) e integrante do Grupo Interdisciplinario de Estudios de Género (GIEG) da Universidad Nacional de Colombia (UNAL). Ativista lésbica-feminista e pioneira do movimento antirracista de mulheres negras na América Latina e Caribe. É coordenadora e professora de pós-graduação da Escuela de Estudios de Género da Universidad Nacional de Colombia.

Lúcia Xavier é cofundadora de Criola, organização com 30 anos de trajetória dedicados à defesa dos direitos de mulheres negras cis e trans. É assistente social, ativista dos direitos humanos e intelectual do movimento de mulheres negras brasileiras.

O encontro é fruto da parceria entre o Programa de Pós Graduação em Filosofia da UNIRIO, a Faculdade de Filosofia da UNIRIO, o Programa de Pós Graduação em Ensino de Artes Cênicas da UNIRIO, CRIOLA, o Grupo de Estudos História Gênero e Feminismos Plurais PPGH-UFF, o Laboratório de História Oral e Imagem da UFF e o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da UFRJ. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Ibirapitanga.

0