23/08/2023

Inscrições abertas: curso Direitos Sexuais e Reprodutivos e o aborto no contexto político e social no Brasil  

Criola abre inscrições, até 28/08/23, para curso inédito para fomentar o debate público sobre aborto e a importância de sua descriminalização. Para isso, partimos da compreensão dos aspectos que envolvem as diversas violências de gênero e que culminam nas violações de direitos e da autonomia dos corpos, além de levarem à morte sobretudo mulheres negras, mais afetadas diretamente por esta problemática social. 

As aulas ocorrem na modalidade on-line, sempre das 17h30 às 20h30, nas seguintes datas: 30/08, 04/09, 06/09, 11/09, 12/09.

Objetivos: 

– Fortalecer as capacidades organizacionais de ativistas negras para defender o direito ao aborto e garantir a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos de todas as mulheres, meninas, transgêneros, pessoas não conformes de gênero e intersexuais;

– Instrumentalizar meninas e mulheres negras, transgêneros, pessoas não conformes de gênero e intersexuais para monitoramento de políticas e legislações em relação ao aborto;

– Mobilizar e motivar as participantes a atuarem junto aos movimentos na luta pela descriminalização do aborto (votação da ADPF 442), levando o debate para seus espaços locais. 

Público prioritário  

Mulheres negras, transgêneros, pessoas não conformes de gênero e intersexuais ativistas em prol da descriminalização do aborto e Direitos Sexuais e reprodutivos e/ou que tenham interesse em conhecer e atuar na pauta no Brasil.  Necessário ter mais de 18 anos de idade completos no ato da inscrição.

Facilitadoras: Emanuelle Góes, Livia Buzolin, Maria Lutterbach, Laura Molinari, Lia Manso. Aula de apresentação com Lúcia Xavier e Mariene Marçal.

3