21/03/2024

Lançamento – “Práticas de Comunicação antirracista no Brasil” 

CRIOLA e Aliança Midiativista Antirracista (ARMA Alliance) lançam hoje publicação que reúne 17 artigos sobre iniciativas antirracistas no campo da comunicação e da educação 

Neste 21 de março, data que marca o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, Criola e Aliança Midiativista Antirracista (ARMA Alliance) lançam o ebook Práticas de Comunicação Antirracista no Brasil, que reúne estudos, experiências e práticas/formatos comunicacionais inovadores, criativos e disruptivos, produzidos por pessoas negras contra o racismo patriarcal cisheteronormativo histórico, sistêmico e cotidiano na sociedade brasileira.  

A comunicação é uma ferramenta pela qual conseguimos disputar espaços de poder, narrativas; é a partir dela que são contadas as histórias sobre nós, pessoas negras. Temos utilizado diferentes meios de comunicação e tecnologias para comunicar nossas ideias e propostas para a sociedade, por meio da criação e edição de jornais, boletins, programas em rádios comunitárias, poesias, contos, artigos e livros, entre outros formatos. Com a internet, nossas muitas vozes ampliaram-se em número, visibilidade e alcance geográfico.  

Esta publicação reúne trabalhos de ativistas, organizações não-governamentais, coletivos, artistas, pessoas das pesquisas e academia que estão em luta antirracista em todos os estados do país. Com ela, esperamos ampliar a visibilidade às práticas relatadas, a troca entre seus autores e, acima de tudo, fortalecer essas ações em diversas áreas. 

26