Criola

Destaque | Notícias - 20/jan/2021

Mãe Beata: presidente de honra de Criola celebra 90 anos

Hoje é dia de celebrar os 90 anos de militância da matriarca, líder religiosa, escritora e ativista de direitos humanos Beatriz Moreira Costa, a Mãe Beata D’Iemanjá (in memorian).

Uma personalidade à frente do seu tempo, Mãe Beata é imortal em nossa contemplação. Uma figura de luta, resistência e inspiração.

Nascida na Bahia, Mãe Beata chegou no Rio de Janeiro em 1969. Na Baixada Fluminense, fundou seu templo religioso, declarado patrimônio cultural, o Ilê Omi Oju Arô, em Nova Iguaçu.

Mãe Beata conciliava a prática da fé com diversas funções. Da militância ao artesanato, da poesia à atuação política de combate ao racismo e à intolerância religiosa. E em nossas memórias, honramos seus ensinamentos e sabedoria como presidente de honra de Criola.

Criola celebra sua existência!

Em homenagem à Mãe Beata D’Iemanjá, acompanhe hoje, dia 20 de janeiro, a live especial organizada pelo Ilê Axé Omi Oju Arô. Participam do evento o babalorixá Adailton Moreira, a jornalista Flávia Oliveira, a iyalorixá Meninazinha D’Oxum, a escritora Conceição Evaristo, a professora Helena Theodoro, a diretora da Anistia Internacional Jurema Werneck, a diretora do IPEAFRO Elisa Larkin, a professora Vanda Machado e Lúcia Xavier, coordenadora geral de Criola.

Clique aqui para acompanhar a live Mãe Beata 90 anos, a partir das 19h.