27/06/2025
Marcha das Mulheres Negras 2025: Estratégias para a Construção de Futuros sem Racismo
Auditório cheio, olhares atentos, microfone aberto, anotações e muitas ideias em mente. O Encontro Marcha das Mulheres Negras 2025: Estratégias para a Construção de Futuros sem Racismo, realizado em 26/06, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, reuniu mulheres negras de diversas frentes, ativismos, organizações e setores da sociedade para dialogar sobre o maior acontecimento político a ser realizado este ano no Brasil: a segunda Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver.
Guiado pelas professoras Cida Bento e Maria do Carmo Rebouças, com mediação de Lúcia Xavier (Coordenadora Geral de Criola), esse espaço de diálogo, imaginação, e criação colaborativa se abriu para pensar estratégias que vão desde o planejamento até a implementação de novos processos políticos, sociais e culturais que rompam com o racismo patriarcal cisheteronormativo – começando agora, durante a Marcha, e além dela.
Mulheres negras marcharão pelo pacto social que defendem para este país. Justiça, enfrentamento ao Racismo, Reparação e Bem Viver é o que exigimos para o presente e para o futuro.
Para que esse objetivo seja alcançado, Cida Bento destacou que “precisamos reaprender a dialogar com as mulheres negras que estão em espectros políticos e sociais que se diferem dos nossos”. Sugeriu que, ao invés de pensarmos nas nossas diferenças, propuséssemos formas de ação conjunta, em prol da valorização de nossas vidas – esse é o pacto social que prevalece sobre as nossas diferenças.
Para Maria do Carmo Rebouças, “as mulheres negras estão em Marcha o tempo inteiro, e isso não é uma metáfora, é literal. Em uma sociedade machista e racista, as mulheres negras estão em marcha em todos os espaços que ocupam”.
O chamado de Criola e de todos os movimentos de mulheres negras que constroem a Marcha é que mais mulheres negras cis e trans juntem-se à missão de levar um milhão de mulheres negras até Brasília. Juntas, escreveremos mais um capítulo histórico para este país. Levanta e marcha!