12/01/2021

#Minicursos Criola: Incidência política no enfrentamento do racismo patriarcal e heteronormativo

Estão abertas as inscrições para a primeira atividade do projeto Redes! em 2021, com o #MinicursoCriola sobre o tema “Incidência política no enfrentamento do racismo patriarcal e heteronormativo”.

Com duração de 15 horas, distribuídas em quatro encontros, o minicurso tem como objetivo contribuir para a ampliação do escopo de incidência política no enfrentamento do racismo patriarcal heteronormativo que afeta a população negra de modo geral e, em particular, as mulheres negras de diferentes campos de luta, sobretudo considerando o momento pandêmico atual.

 O curso terá início na próxima sexta-feira, dia 15/01, de 18h às 21h, com uma aula inaugural ministrada por Edson Cardoso, militante do movimento negro, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Irohín – Centro de Documentação e Memória Afro-brasileira. A aula abordará o tema “Relações raciais e o Estado brasileiro” e contará com a mediação de Lúcia Xavier, coordenadora-geral de Criola.

Os próximos encontros do minicurso serão realizados dias 16, com o tema “Impactos do racismo nas mulheres e meninas negras”; dia 23, sobre “A importância da ação política”; e o último encontro, dia 30, sobre o tema “Instrumentais para atuação política”. Os encontros acontecerão aos sábados no período de 09h às 13h. O minicurso é gratuito e online, e será realizado em plataforma virtual de Criola, com emissão de certificado.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até a próxima quinta-feira, dia 14/01. As vagas são limitadas. Serão priorizadas as inscrições para mulheres negras, cis e trans, e homens negros trans. As participantes selecionades serão confirmades por e-mail.

Acesse o link de inscrição aqui.

Participe e compartilhe!

0