16/11/2021

#NovembrodasCriolas: Legado das mulheres negras inspira transformações e construção de futuro sem racismo

Romancista Conceição Evaristo também será homenageada pela organização em live no dia 30/11

No mês de celebração do Dia da Consciência Negra (20/11), Criola retoma utopias e reivindicações dos grupos de mulheres negras ao mesmo tempo em que apresenta suas contribuições e legado para a construção de uma sociedade livre do racismo, da violência e pautada pelo Bem Viver.

Por meio da hashtag #NovembrodasCriolas, apresentamos alguns destaques na jornada de 29 anos de Criola, dialogada com marcos de lutas traçadas por mulheres negras. Neste novembro queremos recuperar as atuações de mulheres negras das quais fizemos parte, que nos inspiram e nos movimentam.

A decisão pelo #NovembrodasCriolas se firma na nossa missão institucional de destacar o legado de nós mulheres negras, a consolidação de nossas memórias, nossas estratégias e nossas ferramentas para inovar, como componentes indispensáveis na construção da consciência negra.

Durante todo mês vocês acompanharão nas redes de Criola as histórias e ações políticas que trazem outra forma de ver e intervir no mundo, sustentadas nos fundamentos do Bem Viver. Esse conceito agenda nossos movimentos desde a Marcha de Mulheres Negras em 2015 sendo o eixo construído e reivindicado em documentos como a Carta das Mulheres Negras (2015) e a Carta das Mulheres Negras ao Supremo Tribunal Federal (2000). 

No #Novembrodascriolas também mostraremos que somos plurais, somos muitas! E que esta riqueza de perspectivas inspira nossos valores, consciência e projetam nosso futuro.

No dia 20 de novembro, a homenagem de Criola nas redes sociais será para Conceição Evaristo, romancista, poeta e contista. Com seis livros publicados, a escritora mineira é referência sobre o potencial da arte como ferramenta da luta contra o racismo e sexismo no Brasil e no mundo. Por isso, a escritora participa de uma live no dia 30/11, às 18h, no Instagram @ongCriola, em que compartilha a força de sua Escrevivência para o registro de nossas memórias afetivas, de lutas e de denúncia sobre as injustiças e iniquidades na vida das mulheres negras. Participam também Lúcia Xavier (Criola) e as escritoras Carolina Rocha e Bianca Santana.

 

Vídeos: Mulheres Negras e Ação Política

A partir do dia 25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, Criola começa a lançar nas redes a série Mulheres negras e ação política. São quatro vídeos curtos e dinâmicos com reflexões de pesquisadores e ativistas negras sobre a urgência do enfrentamento à violência política de gênero e a importância da cultura de segurança, inclusive no meio digital. A produção traz depoimentos de Cristiano Rodrigues (UFMG), Dandara Rudsan (Coletivo Amazônico LesBiTrans), Vanessa Gomes (Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas), Silvia Batista (Teia de Solidariedade da Zona Oeste-RJ), Ingrid David (Coletivo Agbara), Maraynne Pontes (Alagbara) e Nilce Naira (RENAFRO). A iniciativa integra o projeto REDES – Fortalecimento de Redes de Cuidado e Proteção entre Mulheres Negras Ativistas.

As postagens especiais do #NovembrodasCriolas acontecem a partir de 16 de novembro. Vocês estão preparades? Acompanhe no Instagram e Facebook @ongcriola.

 

0