22/09/2021

Novo informe do Observatório Direitos Humanos, Crise e Covid-19 aborda impactos econômicos da pandemia no Brasil

O Observatório Direitos Humanos, Crise e Covid-19 começa a divulgar os principais destaques da série de webinários Pontes para a Saída da Crise, realizados entre agosto e setembro de 2021. O informe “Impactos econômicos da pandemia no Brasil: renda, desigualdades e trabalho” traz contribuições de Ian Prates (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Cebrap) e Jefferson Nascimento (Oxfam Brasil) para o debate, tais como:

  • Quando a pandemia iniciou, em março de 2020, o nível de ocupação caiu drasticamente no país. Segundo dados da PNAD Contínua, aproximadamente 10 milhões de brasileiros ficaram sem trabalho em função do novo contexto social gerado pelo coronavírus, o que fez com que pela primeira vez na história do país, menos da metade da população em idade para trabalhar (49,5%) estivesse sem emprego.
  • As taxas de desemprego atingiram em 2020 o nível mais alto observado na série histórica. Enquanto a taxa de desemprego aberto ficou em 9,6%, a de desemprego oculto (termo utilizado para definir as pessoas que não procuraram por emprego) chegou a 15,7%, o que leva a uma taxa de desemprego ampla de por volta de 25,3%. O resultado desse processo para as famílias brasileiras foi desastroso, vez que durante esse período a renda domiciliar per capita diminuiu, em média, 220 reais. Desse total, aproximadamente 80% se deve a queda do rendimento do trabalho.

O Observatório Direitos Humanos, Crise e Covid-19 é uma iniciativa cofundada por Criola.

Acesse aqui o novo informe.

0