02/03/2020

Novo projeto mobilizará 40 mulheres negras por justiça sexual e reprodutiva

Inscrições até 12 de março

Inspirado na experiência #Grafitando por Direitos, o novo projeto, Vozes de mulheres negras pelo aborto: justiça sexual e justiça reprodutiva no Brasil”, que conta com o apoio da Global Fund For Women (GFW), pretende informar e mobilizar mulheres negras para produção de conteúdo e sensibilização de outras mulheres de seu convívio sobre justiça sexual e reprodutiva e descriminalização do aborto, ainda no primeiro semestre de 2020.

Reunir mulheres negras em torno de si mesmas tem se mostrado como uma boa prática na promoção de direitos, como disse Yasmim Ferreira, oficineira e participante do Mutirão de 2019, do projeto #Grafitando por Direitos. “É sempre muito importante estar nestes espaços seguros com outras mulheres pretas, discutindo questões que nos atravessam, sem medo de sermos mal interpretada ou julgada. Me senti acolhida pelo grupo”. 

No novo projeto serão contempladas, inicialmente, 40 mulheres negras, com idade entre 15 e 35 anos, para  desenvolvimento de oito ações em diferentes territórios da cidade do Rio de Janeiro. Serão produzidas campanhas nas redes sociais, tuitaços, podcasts, materiais audiovisuais e um livro, além de muito debate, conversa e quebra de tabus.

Workshops sobre justiça reprodutiva, justiça social e racial e direito ao aborto, entre outros temas, serão promovidos. As mulheres selecionadas para participar também terão contato com metodologias e estratégias inovadoras para a realização de vivências e debates acerca dos temas, a partir de processos de co-criação e co-gestão e outros tipos de intervenções na busca pela transformação social e de suas próprias realidades.

Como participar?

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico até o dia 12 de março de 2020. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmgmHvU3IXTvwcfhSqpKKib9ey9tzzhhf_6coOalnb9w5J9A/viewform

0