08/07/2022

#OcupaManaPorJustiçaReprodutiva anuncia resultado do 2º edital de apoio ao artivismo de adolescentes

Pelo segundo ano consecutivo, em Estratégia Nacional por Justiça Reprodutiva, Criola e organizações feministas lançaram edital do #OcupaManaPorJustiçaReprodutiva para selecionar e apoiar projetos de artivismo presencial e online por grupos de adolescentes do gênero feminino, cis e trans e adolescentes não bináries em todo o Brasil. Em 2022, foi selecionado o projeto Ciclo de Amor, com a proposta de dialogar e promover Justiça Reprodutiva comunicando a pauta de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos para adolescentes no Rio de Janeiro durante encontros presenciais em escolas e produzir uma websérie sobre os temas.

As adolescentes receberão recursos para realizar as ações propostas, além de formação em ação política, temáticas de Justiça Reprodutiva e gestão de projetos através de mentoria e da atividade “Vamos adiar o fim do mundo” – Ciclo de encontros #OcupaManaPorJustiçaReprodutiva.

 

Sobre o grupo

O projeto Ciclo de amor promove a realização de oficinas, workshops e rodas de conversa sobre Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos, além de ações de arrecadação e distribuição de absorventes e alimentos para meninas e mulheres do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Elas participaram da publicação do e-book Artivismo e Justiça Reprodutiva do Girl Up Nise da Silveira, contemplado no primeiro edital do #OcupaManaporJustiçaReprodutiva, com projeto que impactou 50 estudantes de escola pública. Clique aqui para acessar.

 

Novidades de 2022

As 12 adolescentes contempladas pelo edital em 2021 e em 2022 participam adicionalmente do ciclo de formação “Vamos adiar o fim do mundo”, composto por seis oficinas sobre Justiça Reprodutiva, artivismo, Direitos Sexuais e Reprodutivos, democracia e enfrentamento aos fundamentalismos. Os encontros são mediados por especialistas convidadas e integrantes das organizações parceiras da iniciativa.

Outra novidade este ano, tendo em vista a situação de emergência climática e humanitária em Pernambuco desde as fortes chuvas no mês de maio, é o apoio de emergência a grupos de 20 adolescentes acompanhadas pelo Grupo Curumim Gestação e Parto no Grupo Refletir para Decidir. Com isso, espera-se melhorar as condições para que as adolescentes possam continuar sua atuação social por direitos humanos sexuais e reprodutivos, por Justiça Reprodutiva, de enfrentamento ao racismo e fundamentalismos.

 

Conheça os objetivos do #OcupaManaporJustiçaReprodutiva

* Enraizar os debates, em especial entre ativistas mulheres trans e cis, sobre os direitos sexuais, direitos reprodutivos, autonomia sexual, democracia e cidadania a partir da estratégia da Justiça Reprodutiva.

* Fortalecer a presença de mulheres negras e indígenas, LBT’s, homens trans e pessoas não binárias bem como suas perspectivas nas lutas por autonomia sexual e Justiça Reprodutiva;

* Desenvolver ações de mobilização e incidência, principalmente em espaços online, seminários, rodas de conversas, oficinas, publicações e insumos que viabilizem e impulsionem o diálogo, a articulação em torno dos direitos sexuais e reprodutivos com vistas a garantir, ampliar direitos e impedir retrocessos.

 

Realização

 O #OcupaManaPorJustiçaReprodutiva é coordenado por Cunhã – Coletivo Feminista, Criola, Rede Feminista de Saúde e REDEH e compõe as ações da iniciativa da Estratégia Nacional por Justiça Reprodutiva para 2022, que é composta pelos seguintes grupos, coletivos, organizações, institutos e frente: Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, Católicas pelo Direito de Decidir, CEPIA, CFEMEA, CLADEM, Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, Coletivo Margarida Alves, Cunhã – Coletivo Feminista, Grupo Curumim, Portal Catarinas, Rede Feminista de Saúde, REDEH, SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia e a Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e Pela Legalização do Aborto.

0