13/02/2023

Organizações da sociedade civil da América Latina e do Caribe repudiam nomeação de diretor de empresa de petróleo para liderar a COP28

Criola se une à organizações e redes da sociedade civil da América Latina e do Caribe para fazer oposição à nomeação do Sultão Ahmed al-Jaber, dos Emirados Árabes Unidos, diretor executivo da Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC), como novo presidente da COP28.

Para o grupo, um executivo do setor petroleiro presidir a COP28 aponta para o explícito conflito de interesses entre a agenda climática internacional e as corporações ligadas à extração de combustíveis fósseis que, como se sabe, são os principais responsáveis pela crise climática.

Mais de uma centena de organizações assinou a carta foi escrita e enviada à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) pedindo que a escolha seja revista e que uma pessoa não ligada à indústria de combustíveis fósseis, ou a qualquer setor com interesses contrários à luta climática, seja colocada no cargo. Elas indicam que, dessa forma, estaria garantida que “a presidência e liderança da COP28 seja conduzida de forma imparcial”.

O documento afirma ainda que um executivo do petróleo coloca em risco a possibilidade de resultados positivos para a COP28, e citaram o exemplo da Conferência ocorrida em 2022, onde estiveram presentes 636 lobistas ligados aos combustíveis fósseis, o maior número presente durante as conferências.

A carta afirma que a COP28 deve responder com decisões importantes para “aumentar a ambição na mitigação, eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e garantir o progresso na implementação de soluções reais e ações concretas para uma transição energética justa”. Para isso, deve se basear na promoção das energias renováveis e implementação de medidas de adaptação, “principalmente no sul global”, indica o documento.

Entre as propostas para a COP28, estão a implementação de compromissos climáticos e soluções reais para a crise atual, ideias que tem como objetivo a redução das emissões de gases de efeito estufa em 45% até 2030. O evento deve acontecer em Dubai, entre os 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023.

Leia a carta à UNFCCC aqui.

0