05/05/2023

Participe da aula inaugural da 2a. edição do curso “Justeza: Caminhos Para o Enfrentamento ao Racismo Religioso”

A 2ª edição do curso “Justeza: Caminhos Para o Enfrentamento ao Racismo Religioso”, voltado para estudantes e profissionais de Direito de comunidades de terreiro, terá início com aula pública no dia 8 de maio, das 19h-21h. O encontro com o professor wanderson flor do nascimento (Tata Nkosi Nambá) será transmitido ao vivo nas redes sociais de Criola.

wanderson flor do nascimento (Tata Nkosi Nambá) é professor de Filosofia e Direitos Humanos na Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde – GEPERGES Audre Lorde (UFRPE/UnB-CNPq), do Núcleo de Estudos sobre Filosofias Africanas “Exu do Absurdo” (NEFA/UnB) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UnB). Membro da Rede Nacional e Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO) e do Coletivo de Entidades Negras (CEN).

Saiba mais sobre o curso

Construir estratégias de enfrentamento ao racismo religioso e qualificar profissionais e estudantes do Direito para o acolhimento das demandas das comunidades tradicionais de terreiro. Essa é a proposta do curso “Justeza: Caminhos Para o Enfrentamento ao Racismo Religioso”, que teve sua primeira edição em 2022. A iniciativa é realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente da  PUC-RIO por meio de projeto desenvolvido por Criola,  Ilê Axé Omiojuaro e Ilê Axé Omi Ogun siwajú. No ano passado, foi vencedora do 4º Desafio de Acesso à Justiça do Instituto Mattos Filho, que passou a apoiar esta segunda edição ao lado do Instituto para Raça e Igualdade.

A intenção do curso é, a longo prazo, criar uma rede de advogades com um repertório teórico para atuar em processos e na tomadas de decisão que envolvam comunidades de terreiro que passem por situações violentas, além de difundir normas internas e internacionais de proteção à liberdade religiosa e contra o racismo patriarcal cisheteronormativo.

Além de wanderson flor do nascimento, são professores da segunda edição: Thula Pires, Thiago Hoshino, Ilzver Matos, Winnie de Campos Bueno, Malu Stanchi, Clara Jane Costa Adad, Luciana de Souza Ramos, Augusto Sérgio dos Santos de São Bernardo.

📌Acesse e participe da live com transmissão ao vivo, dia 8, às 19h, no YouTube de Criola: https://www.youtube.com/c/Criolamulheresnegras.

 

 

0