13/10/2020

Pesquisa: Serviços Públicos e Direitos Humanos no contexto da pandemia no Brasil

O Observatório de Direitos Humanos e Covid-19 apresenta a pesquisa “Serviços Públicos e Direitos Humanos no contexto da pandemia no Brasil”. O estudo aborda a estruturação dos serviços públicos, o impacto da crise sanitária no agravamento das violações de direitos humanos, e tem como foco grupos sociais historicamente discriminados no Brasil.

São analisados:

  • Anterior à pandemia, serviços públicos que revelam os impactos da Emenda Constitucional – EC 95 e os limites estruturais nas ações do Estado.
  • Curva de letalidade e as desigualdades no perfil de contaminação, enfatizando perspectivas nas mudanças no mundo do trabalho (trabalhadoras domésticas e entregadores); violência urbana (violência policial e contra mulher); população prisional; conflitos fundiários e povos e comunidades tradicionais.
  • Avaliação das respostas estatais, no contexto da atual crise, abordando as disputas administrativas entre governo federal e as administrações dos estados brasileiros.
  • Ações da sociedade civil no campo da solidariedade e do apoio mútuo, juntamente com as práticas bem sucedidas dos governos locais na construção de alternativas à crise do coronavírus.

Acesse o link e confira a pesquisa na íntegra.

E lembre-se: sem direitos não há saída para crise!

0