22/09/2020

Seminário Virtual #VozesDeCriola


Criola convida para o “Seminário Virtual #VozesdeCriola”, espaço de informação e formação entre mulheres e jovens de diferentes instituições, coletivas, grupos, dos quais destacamos: mulheres negras,  mulheres indígenas, mulheres lésbicas e bissexuais e pessoas trans.

O evento será realizado no próximo dia 26 de setembro, de 09h às 13h, em plataforma online de Criola.

Objetivo: Incentivar a articulação e diálogo entre coletivos de mulheres e de jovens sobre as principais questões que envolvem a Justiça Reprodutiva e o direito ao aborto no Brasil.

PROGRAMAÇÃO
9h Abertura

9h20 #VozesNaArte  Slan com Carol Dall Farra – Poeta Rapper Slammer.


Carol Dall Farra – Poeta, rapper, slammer e graduanda em Geografia pela UFRJ. Estrelou o curta Mc Jess pelo qual recebeu o prêmio de “melhor atuação” do Festival Mix Brasil o maior festival LGBTQI+ da América Latina. Foi uma das poetas convidadas para realizar a primeira batalha de Slam no Rock in Rio em 2019. Seu poema “Na ponta do abismo”, foi publicado no livro “Querem no calar: poemas para serem lidos em voz alta.

9h30 PAINEL 1: Justiça Reprodutiva e Direito ao Aborto: aproximações entre conceitos e a vida reprodutiva das mulheres.

Daniele Braz – Militante pela Descriminalização das Mulheres, pela Legalização do Aborto,  Representante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

Inara do Nascimento Tavares – Mulher indígena, feminista antirracista da AMB RJ. Professora do curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena/ Universidade Federal de Roraima (UFRR), doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e membro do Grupo Temático Saúde Indígena da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Daniele Braz – Militante pela Descriminalização das Mulheres, pela Legalização do Aborto,  Representante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

Janine Oliveira – Mulher Negra e Bissexual; Graduada e Mestra em em Serviço Social pela UFPB; Integrante do Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria – Paraíba; Pesquisadora e ativista dos direitos sexuais e reprodutivos, defesa do aborto legal e seguro; Atualmente Secretaria Executiva do Projeto “Equidade Sim! Racismo Não!” apoiado pela Fundo Baobá, através do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco.  

MEDIAÇÃO Fabiana Pinto – Graduanda de Saúde Coletiva (UFRJ), articuladora do Mulheres Negras Decidem e assistente de pesquisa do Instituto Marielle Franco.

11h #VozesNaArte  Teatro com Coletivo Madalena Anastácia. Dialoga com a sociedade a partir da metodologia do Teatro do Oprimido e das Oprimidas.

Madalena Anastacia – Criado em 2015, é formado por mulheres negras, que se propõe a revelar as articulações entre opressão de gênero e raça e como as afeta, quebrando a falsa ideia de homogeneização entre as mulheres, revelando na diversidade formas de potencializar a cooperação e transformação. Dialogamos com a sociedade a partir da metodologia do Teatro do Oprimido e das Oprimidas, construindo peças de Teatro Fórum, performances e intervenções artísticas sobre: a estética da mulher negra enquanto estratégia de luta; e sobre o racismo, o machismo e a cultura do estupro veiculados por diversos discursos e naturalizados nas práticas cotidianas.

11h20: PAINEL 2 Justiça Reprodutiva e Direito ao Aborto: comunicando estratégias, construindo narrativas.

Simony dos Anjos – Coletivo Evangélicas pela Igualdade de Gênero e da Rede de MUlheres Negras Evangélicas. Cientista Social graduada na Unifesp, Mestre em Educação pela USP e doutoranda em Antropologia pela USP. É colunista no portal de notícia justificando, no qual escreve sobre gênero, religião e política.  

Vitória Régia da Silva – Jornalista e editora. Repórter da Gênero e Número e integrante do Bisibilidade, um coletivo de Mulheres Bissexuais do Rio de Janeiro.

Ana Clara Felix Xavier
– Projeto Vozes de Criols. Graduanda de Terapia Ocupacional e pesquisadora de saúde integral da População Negra.

MEDIAÇÃO Juliana Pereira – Psicóloga em formação, pesquisadora em políticas públicas de saúde mental, participante do grupo VOZES de criola sobre justiça reprodutiva para mulheres negras, escritora independente, criadora de conteúdo no @produzindo_subjetividade.

12h50 #VozesNaArte ️ Poesia com Ana Paula Ferraz Mulher preta, mãe solo, pedagoga formada pela UERJ, professora, escritora, Promotora Legal Popular e ativista pela igualdade racial e de gênero.  

13h Encerramento

Faça sua inscrição pelo link: https://forms.gle/2ZuwPfXkssq3H58F8

0