18/08/2021

Série de webinários debatem pontes para superar a crise provocada pela pandemia de Covid-19; próximo será 16/09

Iniciativa co-fundada por Criola, o Observatório de Direitos Humanos – Crise e Covid-19 convida para a série de três webinários Pontes para a Saída da Crise. Os eventos, com presença de especialistas, irão debater caminhos para superar o atual cenário político, econômico, social e de saúde pública, que têm afetado principalmente mulheres negras e outros grupos sociais historicamente excluídos.

Os webinários serão transmitidos ao vivo nas redes sociais do Observatório e da Mídia Ninja.

Anote na agenda e não perca!

Dia 19 de agosto de 2021, 19h
“Impactos econômicos da pandemia: renda, trabalho e desigualdades”

O impacto das medidas de auxílio durante a pandemia (auxílio emergencial, bolsa família e outros programas semelhantes) e repercussões nas dinâmicas de desigualdade social, racial e de gênero.

Participação:

Ian Prates – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)
Jefferson Nascimento – Oxfam Brasil
Mediação: Paulo Mariante – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT)

Dia 2 de setembro de 2021, 19h
“Orçamento e os efeitos da crise”

Execução orçamentária nos anos de 2020 e 2021 e os investimentos em saúde e políticas sociais. Projeções para a gestão da pandemia para os próximos anos a partir das limitações impostas desde 2017 pelo novo regime fiscal (Emenda Constitucional 95, chamada do teto de gastos.

Participação:

Cleo Manhas – INESC
Roseli Faria – Coalizão Direitos Valem Mais
Mediação: Darci Frigo – Terra de Direitos

Dia 16 de setembro de 2021, 19h
“Violações a Direitos Humanos no contexto da pandemia: as responsabilidades públicas na gestão da saúde”

Ilegalidades da ação governamental na gestão em saúde no contexto da pandemia para sistematizar informações já apresentadas à CPI, sustentar eventuais denúncias internacionais sobre o governo brasileiro e ampliar articulações políticas para pressionar pela responsabilização do governo brasileiro acerca da gestão sanitária.

Participação:

Edna Maria de Araújo – ABRASCO
Fernando Aith – CEPEDISA
Mediação: Silvia Dantas – AMB

Saiba mais

O Observatório Direitos Humanos Crise e Covid-19 é uma ação em conjunto de Criola com mais de 30 organizações da sociedade civil e movimentos populares para monitorar, formular e sistematizar informações relativas aos direitos humanos no contexto da pandemia do coronavírus. Visite https://observadhecovid.org.br/ para acessar pesquisas e materiais produzidos pelo Observatório.

0